A grandeza de um homem não se mede por sua altura,mas sim pela grandeza de suas palavras.

domingo, 27 de novembro de 2016

Existe remake de qualidade sim! - The Producers (2005)


Grande parte de meus conhecimentos cinematográficos e artísticos em geral foram transmitidos a mim por meu pai. Ele quem me dava e até hoje me dá as melhores indicações de filmes seja por carga intelectual relevante,seja pela qualidade da produção ou simplesmente por ser uma obra engraçada e divertida. Não sei ao certo em qual desses critérios eu poderia encaixar "The Producers" que,evidentemente,também foi uma de suas fantásticas indicações e que parece somar todos esses aspéctos.

Ao recomendar o filme ele fez um adendo para que eu assistisse a versão de 2005 que,apesar de produzida por Mel Brooks tal qual a de 1968,é um remake.Conta com alguns atores de renome mas que não se comparam aos da versão anterior - com ênfase no recém finado e brilhante Gene Wilder -.E,convenhamos,nosso primeiro olhar sobre qualquer remake é desconfiado sempre pensando que será inferior comparado a primeira produção. Ademais,não é qualquer pessoa que se sente atraída por musicais.

Contudo,o remake de "The Producers" me surpreendeu de forma incrivelmente positiva. É um filme que corre de maneira fluida e que não requer muitas explicações,como deve ser qualquer musical que se preze. Mesmo com muitas músicas e falas repetidas da primeira versão,o filme se renova de uma forma assustadora. O elenco também causa uma boa impressão. Mattew Broderick e Umma Thurman se reinventam com papéis que divergem de seus trabalhos anteriores sem perder a qualidade da atuação. Nathan Lane e Will Ferrel interpretam personagens com traços semelhantes a alguns anteriormente representados por eles passando um novo aspecto,mas que,aos olhos de alguns,pode ser visto com um ar "canastrão" bem típico dos personagens podendo,dessa forma,desagradar certo público.

O enredo também é de qualidade. Em resumo, Max Byalistock (Nathan Lane) e Leo Bloom (Mattew Broderick) descobrem que podem,ao fazer um péssimo musical na Broadway que feche na noite de estréia,ganhar mais dinheiro do que se conseguissem fazer um espetáculo de sucesso. Sob essas circunstâncias eles tentam produzir o pior musical da história para enriquecerem com seu esquema fraudulento. Não é complexo,mas cumpre seu papel e apresenta acontecimentos inusitados que dão excelentes toques de humor ao filme com piadas não forçadas e muito bem inferidas no contexto.

As músicas do filme são de uma qualidade absurda dotadas de uma incrível instrumentação e letras muito boas que dão espaço a coreografias - mesmo que algumas sejam mais simples -.Mesmo assim,os que apresentam repúdio por musicais podem se incomodar com alguns diálogos cantados que se tornam uma canção, muito típicos nesse gênero.

O filme é inegavelmente fantástico que ajuda a tirar o estigma de que o remake de uma produção cinematográfica sempre será ruim ou inferior ao anterior. Na minha insignificante opinião,a versão de 2005 é superior e mais divertida que a de 1968.

Avaliação do Gigante: Um dos melhores musicais que já assisti.Talvez o melhor.Mas vou atribuir nota 9 pelo o que foi citado anteriormente e pelo filme ter uma verdadeira cara de peça teatral,algo que não reduz sua qualidade mas que pode causar estranhamento para alguns dos cinéfilos "conservadores". Uma experiência leve e agradável.

Gostou da crítica ? Comente aqui em baixo qual deve ser o próximo filme avaliado

Atenciosamente,Gigante Gentil


Ler mais

sábado, 15 de outubro de 2016

Aos professores


Dos 17 anos de minha vida passei,aproximadamente,15 deles em contato direto com professores e educadores em geral.Pessoas muito diversas que contribuíram para a formação profissional,intelectual e humana de milhares de pessoas por esse Brasil.Infelizmente,não consigo me recordar o nome de todos os que me acompanharam por toda a vida,mas sou incapaz de negar tudo o que cada um veio para acrescentar.Sei que mesmo os que não tinha uma relação tão boa comigo,de certo modo, a somaram em minha vida estudantil ou pessoal.

Eu penso que a sequência Dia das Crianças e Dia dos Professores é quase que proposital,é uma forma de valorizar duas coisas que andam lado a lado.Certamente,dia das crianças também é dia do professor e,muitas vezes,o dia dos professores também é o das crianças.Sem nenhum cachorro no meio,por favor.Da minha educação infantil até o fim do Ensino Fundamental 1 me lembro de poucos que me deram aulas,mas alguns deles me acompanharam até que eu me formasse.

Tive,desde esse período,uma visão que acho que todo aluno deveria ter de seus educadores: Pessoas especiais,inteligentíssimas e ídolos. São também pessoas muito corajosas,principalmente os que lecionam na educação infantil. Nessa época tive professores que foram primordiais e que me ajudaram desde meu processo de alfabetização até ensinar as primeira equações.Se pudesse fazer uma menção honrosa,faria a professora Leila Simonaci,que comprou a briga para me manter em dia na escola,num período em que fiquei muito doente.Quem dera toda criança tivesse uma professora capacitada assim...

Da segunda metade do meu Ensino Fundamental em diante tenho uma memória mais nítida dos meus orientadores.Tenho ótimas lembranças dos que me deram aula no IPE (Instituto de Pesquisas Educacionais). Devo bastante a essa escola e a todos os professores que proporcionaram uma excelente base para mim e aos meus colegas.Tenho muito carinho por diversos deles,que me recebem extremamente bem todas as vezes que visito a escola ou os encontro na rua.Alguns seguiram comigo até mesmo quando mudei de escola.Pessoas que até hoje respeito e admiro muito.

Mas foi na Escola Guimarães Rosa que minha visão de parceria com o professor ficou mais nítida,muito por estar mais velho.Lá tive professores que considero  até hoje como amigos.Professores que,além de ensinar,me tornaram mais crítico e apuraram percepções que uma criança não seria capaz de ter.Mestres que,mesmo que não concordassem com seu ponto de vista,me apresentavam seu outro lado e faziam questão de debater.No Guimarães eu via todos os professores como "de humanas" porque sempre aprendia algo que transcendia sua disciplina.Também foi o primeiro ligar onde me senti motivado a fazer o que faço agora:escrever.Levo todos esses mestres no meu coração por tantos ensinamentos.Difícil citar apenas um,já que são tantos e de imensa importância.Mas acho que citaria quatro: Professor Diogo Lube,Rafael Magalhães,Romulo Farias meu querido Andim,que infelizmente não sei o nome completo.

Morando no Rio tenho também muito respeito e admiração pelos professores do pré-vestibular,o Curso pH. São seres humanos maravilhosos que também ampliaram mais ainda minha visão crítica com seus anos de experiência e sua visão de cidade grande.Eles realmente sabem muito e me tratam com muita gentileza tal qual um aluno de muitos anos.Me sinto acolhido como me sentia no Guimarães e no IPE.A equipe reforçou as coisas que eu sabia e me deu novos ares de cultura pensamento crítico.Gostaria de citar em peso a equipe de humanas do curso,que me ensinou muita coisa nova nesse ano,principalmente o professor Thiago Braga,Raphael Homes,Raphael Katyara e o professor Rogério Athayde.

Claro que o dia do professor também se estende aos diretores que me acolheram como pais. Fabricio Loss (Escola Guimarães Rosa) e a famosa Tia Luizete (IPE) são educadores que junto aos meus professores tenho imenso orgulho em chamar de mestres. Um feliz dia a todos vocês,saibam que são muito importantes para os alunos e ao futuro de nosso país. Feliz dia a todos os professores do Brasil. Não desistam do ensino,mesmo decadente e desanimador que não desistiremos de vocês.

Atenciosamente,Gigante Gentil.
Ler mais

terça-feira, 4 de outubro de 2016

O basquete na minha vida

Fiquei imensamente feliz por ter visto recentemente em meu feed do Facebook um vídeo compartilhado pela página da NBB (Novo Basquete Brasil) de um antigo colega que a muito tempo jogou basquete comigo chamado Marcos Henrique,conhecido por nós como "Didi". O vídeo mostrou imagens deles jogando em seu time em São Paulo,o Franca. As imagens me remeteram imediatamente ao meu grande amigo João Victor Mamedes - que joga no Pinheiros - e as grande lembranças de época que eu jogava basquete.

Para encurtar a história vou contar a partir do momento que eu comecei a jogar "profissionalmente,ou seja,quando comecei a disputar campeonatos e gastar bastante tempo nas quadras. Começou em 2012 quando eu conheci a LUSB (Liga Urbana de Street Ball) em Cachoeiro. Fui indicado por um amigo pra ir a escolinha mas quando lá cheguei o treinador, Nilson Batistin,logo me levou ao time Sub-13. Lá eu fui imensamente bem recebido por gente de todos os tipos,cores e idades. Lá conheci o Didi,o Mamedes,o Gustavo,o Gabriel e mais muitos outros que levo comigo até hoje.

Desse ponto em diante comecei a jogar 3 vezes por semana. O primeiro ano foi bem tranquilo,pois eu ainda frequentava o nono ano do ensino fundamental. Disputamos o campeonato Sub-13 e Sub-14 e nos divertimos muito. A coisa ficou mais difícil quando entrei no Ensino Médio. Estava numa escola que exigia muito de mim e ainda fazia outras atividades extracurriculares como violão e inglês e comecei a ficar extremamente cansado. Eu ainda namorava e sabia que não dava atenção suficiente,e isso machucava. Sei que isso não é desculpa para ninguém,muitos ali faziam a mesma coisa que eu. Mas eu nunca fui um grande atleta nem tive um bom parte físico,sempre fui muito preguiçoso. Acabava muitas vezes no banco e ficava frustrado. Não por culpa do meu treinador Nilson,mas pela minha falta de dedicação. Ele só fazia ali seu trabalho!

Contudo eu me divertia muito estando ali,não queria parar. Gostava dos amigos que jogavam e até mesmo dos que dirigiam o projeto. Fui sempre muito querido e estimado ali. Disputamos o Sub-14 e Sub-15 no ano de 2013 e a Copa Minas. Em 2014 disputamos o Sub-15 e Sub-16. Nesse ano,porém,eu abandonei o projeto. Resolvi que iria me dedicar apenas a escola e as outras atividades. Hoje me arrependo bastante,e me arrependo mais ainda por ter sido covarde e ter me abstido de ir lá dizer minha decisão a todos os membros da equipe. Sei que eles tiveram um grande esforço em sempre prover as melhores condições de treino para nós,até academia 2 vezes na semana foi concedida. Foi algo que desperdicei. Isso é posto a prova quando vejo que portas foram abertas aos que seguiram jogando e foram para grandes clubes.

O mais pessimista diria que essa experiência não me valeu de nada. Eu,entretanto,penso diferente. Estar na LUSB me ensinou muito sobre diversidade,disciplina e companheirismo. Valores que aprendi ali levo pro resto da minha vida. Talvez eu não tenha saído de lá formado como um grande jogador,mas com certeza saí formado como um grande cidadão,uma pessoa melhor. Aprendi a respeitar mais,ouvir mais e ver coisas com outros olhos. Me desentendi e briguei muito lá,mas aprendi com isso. Eles me levaram em viagens e conheci outros times,novos lugares numa perspectiva totalmente nova. Posso não ter correspondido as expectativas,mas sei que o projeto me fez quem sou hoje e isso me deixa muito feliz. Tenho orgulho de olhar pra trás e contemplar tudo que passei sorrindo e caminhando ao lado de tantas pessoas hoje que conheci lá atrás.

Por isso eu gostaria de agradecer por tudo e todos que estiveram comigo naquele tempo e naquela caminhada tão diferente. Gostaria de agradecer a todos os que levam o projeto: Nilson,Miao,Clayton e o Coronel Ruy Guedes. Obrigado por terem me proporcionado dias tão bons,sou muito grato por tudo. Continuem com esse projeto maravilhoso que é a LUSB,vocês fazem algo diferenciado que vale a pena e faz diferença pra vida de muitas pessoas. Muito obrigado por tudo.

 Você que gosta de basquete e não conhece a LUSB conheça,por favor!

Atenciosamente,Gigante Gentil






 


Ler mais

domingo, 25 de setembro de 2016

O legado de Rocky - Creed: Nascido para lutar


Eu,com minha péssima mania de não frequentar os cinemas regularmente,tive que esperar até agora para assistir o filme quando saiu seu Blu-Ray. Só posso dizer que me arrependo imensamente por não ter visto o longa metragem antes e ter recomendado a todas as pessoas que conheço.

O filme "Creed:Nascido para lutar" é um spin-off da série de filmes "Rocky" mas que também pode ser considerado o sétimo filme da saga por dar sequência a trajetória de Rocky Balboa. Há quem diga ainda que o filme é um "reboot" do filme "Rocky,um lutador". Particularmente eu não concordo com tal afirmação simplesmente pelo fato dos personagens já terem sido introduzidos em filmes anteriores dando continuação a uma história anteriormente contada. Mas concordo que o roteiro do filme se assemelha bastante com o de 1976. O aspecto positivo é que o filme pode ser visto independendo dos anteriores.

Em resumo conta a história de Adonis Creed,filho de Apollo Creed - antigo rival no esporte e amigo pessoal de Rocky Balboa - e seu desejo de se tornar um lutador profissional sem,contudo,utilizar da imagem do pai para crescer no esporte,utilizando na grande parte do tempo o sobrenome materno sendo chamado de "Adonis Johnson". Em meio ao caminho para o profissionalismo no boxe "Donnie"  se muda para a Filadélfia contata Rocky para que ele o treine e assim ele alcance o auge esportivo. O enredo maior do filme se desenvolve a partir desse ponto.

Tecnicamente o filme é impecável. As escolhas do diretor Ryan Coogler são muito boas e inteligentes. Em cenas de luta ele foca bastante em coisas simples que expressam bastante o momento,como a limpeza do sangue na lona,o protetor bucal,o áudio mais baixo para se assemelhar a como o atleta ouve após ser golpeado,a garrafa de água e diversos outros elementos. A direção de arte também contribui muito com alguns elementos que aparecem no filme como,por exemplo, a "ficha do lutador" quando aparecem outros atletas além de Adonis.

O roteiro é algo que não surpreende muito mas que cumpre seu papel. A mensagem do filme fica bem clara e diversas cenas não precisam nem mesmo de diálogo para se fazerem claras. A mera gesticulação do personagem ou contexto quem que ele se encontra já são o suficiente para o enredo. Apesar do roteiro não ter sido escrito pelo Sylvester Stallone sua produção auxiliou bastante para o sucesso do filme.

Por falar no ator,vale ressaltar que todas as atuações do filme tem altíssimo valor. Minha maior decepção foi devido a mais um erro da Academia do Oscar não premiar a atuação de Sylvester Stallone,uma vez que,ele já carrega um personagem de tamanha carga dramática faz 40 anos e poderia receber o prêmio para fechar bem a carreira. Felizmente ele foi gratificado com o Globo de Ouro numa entrega emocionante.

Ademais,o filme é emocionante e vale a pena ser assistido. Sua trilha sonora também diz a que veio e realmente condiz ao patamar que está o filme.

Avaliação do Gigante: O filme é realmente de muita qualidade e de uma carga dramática muito forte,pra qualquer fã se emocionar ao assistir. Vai render uma nota 9,5 pela não tanta originalidade do roteiro,único motivo pelo qual eu não daria o 10. Mas vale muito a pena assistir.

E ai ? Gostou da crítica ? Comente aqui em baixo qual deve ser o próximo filme.

Atenciosamente,Gigante Gentil.





Ler mais

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Concorrência



Cachoeiro de Itapemirim,numa loja de manutenção de celulares:

-Bom dia,meu telefone foi pro saco. Acho que foi o LCD.
-Tudo bem então. Seu nome?
TEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC
-Como foi que ele quebrou?
TEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC
-CPF? Identidade? Celular? Telefone fixo? Nome da avó ? Um número de 0 a 10 ?
TEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC  

A recepcionista pega o celular,coloca nele uma etiqueta com um número e entrega ao técnico.
-Olha,agora o telefone fica aqui e em três dias te ligamos pra informar o custo da manutenção.
TEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC
Ela imprimiu um papel com alguns termos e pediu pra que eu assinasse.

Três dias depois:
O telefone de minha casa toca.
-Bom dia,orçamos o reparo do seu celular. Vai custar 700 reais.
Caro.Fui no dia seguinte buscar. Mais um termo pra assinar.

Rio de Janeiro,numa barraquinha da Uruguaiana:

-Boa tarde,meu telefone foi pro saco.
O atendente grita pro técnico
-Ai Jão,quanto ta pra concertar esse aparelho aqui?
O homem levanta a cabeça de seu outro serviço e diz:
-400 reais. Faço em 10 minutos.

Agora edito meu Blog pelo celular.

Atenciosamente,Gigante Gentil.
Ler mais

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

O Brazil não conhece o Brasil #3 - Tim Maia


Já havia passado a hora de chamar o síndico: Tim Maia! Dono de uma das maiores vozes que o Brasil já ouviu,o síndico da MPB compôs músicas até hoje cantadas compostas por acordes simples que muitas vezes podem ser tocadas em sequência sem alterar o campo harmônico de acordes. Seu vozeirão e seu ouvido absoluto foram a receita perfeita para seu sucesso astronômico e a permanência de suas canções até hoje como grandes hinos da música brasileira.

"Vamo embora daqui,Erasmo. Só nessa música esse xarope já tocou mais acordes que eu minha vida toda." Tim Maia sobre João Gilberto no filme "Tim Maia"

Sebastião Rodrigues Maia,tijucano nascido em 28 de setembro de 1942 respirava música desde a juventude onde integrou bandas junto a outros nomes da música brasileira com Roberto Carlos e Erasmo Carlos. O nome artístico "Tim" foi sugestão do cachoeirense Carlos Imperial,apresentador do programa "Clube do Rock".

"Fiz uma dieta. Em duas semanas perdi 14 dias."

Mesmo compondo marcantes músicas para artistas como Elis Regina e Roberto Carlos,Tim apenas teve grande destaque em 1970 quando emplacou seu primeiro sucesso,a canção "Azul da cor do mar".
Desse ponto em diante Tim Maia passou por diversas fases desde o uso intenso de drogas e álcool até aderir o Racionalismo Cristão. Tais mudanças refletem diretamente em suas músicas com variação de letras e qualidade vocal.

"Nunca bebi,nunca fumei e nunca cheirei. Só minto um pouco."

 Na minha percepção gosto de pesar que como artísta Tim teve três fases: A primeira de músicas melódicas e setentistas com forte base no soul, a segunda com canções fundamentadas totalmente nas ideologias do Racionalismo cristão e a última com canções dançantes parecendo uma grande mistura de tudo.

Apesar de sua tamanha qualidade profissional e vocal Tim,como citado anteriormente,afundado no mundo das drogas e do álcool passou por períodos de altos e baixos ma que no fim resultou na sua morte acarretado por isso somado ao seu peso e infecções. Uma perda de fato lamentável já que Tim até perto de seu óbito escreveu canções memoráveis.


Postumamente esse talentoso intérprete foi homenageado com uma biografia,um filme e com um musical. Eu,o Gigante Gentil,que tive a oportunidade de ter acesso a todos achei eles de altíssimo nível. Uma homenagem realmente a altura desse cantor sensacional. Todas essas obras tiveram a colaboração intensa do grande jornalista e amigo de Tim Maia,Nelson Motta.

O pai da soul music brasileira,com suas canções que revolucionaram o gênero,é considerado por muitos até hoje a melhor voz que o Brasil já viu - como,por exemplo,pela revista Rolling Stones - e de uma personalidade e talento inigualáveis. Esse maestro da música popular brasileira estará sempre em nossas mentes através de sua diversa discografia e milhares de sucessos cantados por ele mesmo e outros artistas. De livros até outras canções Tim é homenageado até os dias atuais devido a seu vasto legado e grandiosidade que permanece até hoje. Aquele abraço,Síndico!

OBS:Se você nunca ouviu nada de Tim Maia,abra agora seu Deezer,Spotfy,YouTube ou qualquer outra plataforma pra ouvir as músicas abaixo.

Que músicas do Tim Maia devo escutar ?
-Do leme ao pontal
-Não quero dinheiro
-Azul da cor do mar  
-O descobridor dos sete mares
-Primavera
-Gostava tanto de você
-Você
-AH,OUVE TUDO LOGO QUE VALE A PENA!

E ai? O que você achou do texto sobre esse maestro da música brasileira ? Comente abaixo sua opinião e que você gostaria que fosse o próximo.

Atenciosamente,Gigante Gentil. 
Ler mais

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Divertida mente: O filme de criança para adultos


Em primeiro lugar gostaria de defender que toda animação pode ser para adultos. Eu não considero que tenha chegado ainda nessa fase mas mesmo nessa fase de transição continuo adorando porém agora assisto com um olhar um pouco mais crítico.

No ano passado soube do lançamento de "Divertida Mente" e realmente fiquei muito animado com isso,uma vez que, filmes da Pixar são sempre muito bem-vindos. Além disso os roteiristas usaram uma ideia nem tão original mas ainda pouco explorada e a desenvolveram com seus toques de humor e a magia que só a Disney tem. Mas confesso que antes de assistir não esperava ver tantas coisas que vi e pensava que o filme seria bem bobinho.

No geral,ela é uma animação muito bonita com personagens muito diversos,dando grande destaque para as emoções da protagonista Riley. Mesmo com a presença das emoções de outras pessoas no filme essas conseguem se sobressair sendo quase que únicas. O roteiro - indicado ao Oscar de "Melhor roteiro adaptado" - é uma verdadeira obra prima,digno da premiação. Apesar de ser um roteiro muito simples que agrada o público infantil também permite as mais diversas interpretações e teorias envolvendo psicologia e relações sociais.

Ademais o filme é realmente emocionante. Você realmente torce pros personagens e se desespera quando as coisas parecem estar indo de mal a pior. Recheado de cenas emocionantes e bem idealizadas o filme é entretenimento certo tanto para crianças quanto para adultos. E se você ainda não viu faça um favor a si mesmo e assista!

Avaliação do Gigante: Filme perfeito,redondo e divertido. Nota 10 sem medo.

ATENÇÃO ! Agora tentarei esmiuçar um pouco do roteiro,contendo Spoilers ! Leia por sua conta e risco.

Refrescando a mente dos esquecidos,o filme conta história da Riley e de suas emoções que "controlam" suas ações. Cinco foram escolhidas pro filme: Alegria,tristeza,medo,raiva e nojinho.
Em primeiro lugar eu gostaria de contar pra você que não percebeu que nojinho não é uma emoção Nojinho nada mais é que uma metáfora para,pasme você,a sexualidade da Riley. Isso fica quase imperceptível por ser uma criança mas numa análise mais criteriosa você pode perceber pelos traços de desenvolvimento feminino nela e todos os anseios da personagem.

Também vale citar a terrivelmente triste parte onde a Alegria e o amigo imaginário da Riley caem no esquecimento. O que pude abstrair disso é que seria uma metáfora para um possível estágio depressivo da menina encadeado pela mudança de sua vida. No momento em que ela quase esquece a Alegria isso fica muito claro quando somada a todas as ações radicais tomadas pelas outras emoções e a predominância da tristeza "desastrada por instinto". Acho que isso serve pra mostrar a necessidade da coexistência das emoções,como mostrado no fim do filme fazendo com que ela atinja a puberdade e não dependa só da alegria para a felicidade. É como uma vez disse Hélio Leites:

"A tristeza,de certa forma,é boa. Ela permite ver coisas que a alegria não deixa." 

E ai ? Gostou do texto ? Comente aqui embaixo qual deve ser o próximo filme. 

Atenciosamente,Gigante Gentil.


 
Ler mais

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

A interseção entre meu Cachoeiro e Laranjeiras


Apesar de toda preguiça e cansaço eu adoro andar pelas ruas do Rio. Minha maior diversão é distribuir sorrisos para as pessoas cujo os olhares encontram com os meus. A primeira vista pode parecer um pouco estranho,mas diante de tanta correria e afazeres da vida cotidiana de todos penso eu que qualquer um gostaria de receber um largo sorriso,mesmo que de um completo desconhecido.

E não faço nenhuma restrição quanto as pessoas com que compartilho minha alegria. Meus sorrisos são para mulheres e homens. Crianças e idosos. Até mesmo para os animais sorrio. Ver toda essa diversidade de gente e agora ainda mais com todos esses estrangeiros que invadiram a cidade me deixa muito feliz,mesmo que minha vida não esteja assim tão boa. Tudo bem,confesso que foi uma paráfrase do "Falamansa".

Melhor fico quando uma pessoa retribui meu sorriso. Fico muito feliz que exista algumas pessoas dispostas a esquecer um pouco as tristezas e afazeres da vida e simplesmente gesticular uma leve ou largo sorriso. Claro,nem todas as pessoas fazem isso. Algumas simplesmente me olham como se eu fosse um completo louco. "Por que esse cara está sorrindo ? Hoje é segunda-feira,não há motivo pra sorrir". Penso eu que um sorrisinho nunca fez mal a ninguém. Mas parece que as pessoas aqui no Rio só se dão ao luxo de sorrir aos fins de semana e que nos outros dias são teletransportados pra um filme preto e branco sem graça.

Talvez essa vontade de sorrir seja algo único em mim nessa cidade tão vasta. Mas eu não gosto de pensar assim. Talvez seja a minha alma Cachoeirense que grita e se expressa dessas formas simples. A Capital secreta do mundo deixa sempre muitas lembranças e coisas boas em mim. Tudo que vivi e passei lá me fizeram quem sou hoje.

Laranjeiras nesse pouco tempo que resido tem me ensinado também muita coisas. Coisas a somar é claro. Tudo que aprendo forma um conjunto. Do lado de Cachoeiro de Itapemirim a educação,cortesia e capacidade de convívio social. Do lado de Laranjeiras a curiosidade,o desejo de conhecer novas pessoas e as novas experiências longe do meu lar. A intersecção entre ambos é essa vontade de espalhar alegria para as pessoas com espontaneidade.

Sorria. Muito. Sei que a tristeza é parte da vida,mas um dia com um sorriso aberto começa e termina muito melhor. Que você logo receba um dos meus sorrisos e eu tenha o privilégio de receber um dos seus.

Atenciosamente,Gigante Gentil
Ler mais

sábado, 30 de julho de 2016

O Brazil não conhece o Brasil #2 - Adoniran Barbosa


Adoniran Barbosa é a prova viva que um cantor não precisa ter a melhor voz do mundo para fazer sucesso e ficar marcado como um dos maiores artistas do samba nacional. Sua letras e grandes parcerias eternizaram suas canções e seu nome na música brasileira.

Na verdade Adoniran Barbosa era o nome artístico de João Rubinato,nascido em 6 de agosto de 1912 em Valinhos,São Paulo. Sua linhagem italiana fez com que Adoniran apresentasse diversas feições as quais tanto o marcaram junto a diversos elementos dessa cultura em sua música. Após abandonar a escola e iniciar a trabalhar com entrega de marmitas Rubinato desperta seu desejo artístico. O sonho: Ser ator. Contudo,sempre foi rejeitado no ramo,resultando que ele almejasse outro ramo: O rádio.

No rádio sua boa voz obteve destaque entre as demais e pode explorar entre três vertentes: Ator,cantor ou locutor. Dentro da rádio como ator radiofônico João representava diversos personagens e,dentre eles, Adoniran Barbosa.

"Começo ? Já nasci querendo fazer samba,não tem começo." - Adoniran Barbosa

Em sua carreira como cantor a composição não era algo que muito atraia João Rubinato. Ele começou apenas interpretando canções de outros intérpretes,mas ao passar dos anos começou a compor músicas em parceria a outros grandes artistas como Noel Rosa e Elis Regina.

A grande genialidade de Adoniran consistia nas suas composições que divergiam das de linguagem completamente formal e correta da época: Em suas músicas ele prioriza em criar construções linguísticas baseadas no ritmo e na fala paulista. Expressões como "drome" e "drégau" são frequentemente utilizada em suas cancões como em "Samba do Arnesto" o que,na minha opinião,é o que o torna único perante a todos os outros intérpretes da época e dos contemporâneos. Aproveitando-se dessa tal essência italo-paulistana criou seu primeiro sucesso e que até hoje é tocado em qualquer roda de samba que se preze: "Trem das Onze".

Trem das Onze
Não posso ficar nem mais um minuto com você
Sinto muito amor, mas não pode ser
Moro em Jaçanã
Se eu perder esse trem
Que sai agora às onze horas
Só amanhã de manhã
Além disso, mulher
Tem outra coisa
Minha mãe não dorme
Enquanto eu não chegar
Sou filho único
Tenho minha casa para olhar
E eu não posso ficar


Além de sua simplicidade vocabular nas canções esse inteligentíssimo corintiano expressa construções harmônicas com acordes simples mas com chorinhos de cavaco que se opões a isso. Adoniran representa completamente a base para qualquer artista paulista dos dias de hoje de qualquer vertente musical. Seja Rap,Funk ou Hip Hop sua idéia de vocabulário simples e aproximação popular faz com que haja uma aproximação até os dias de hoje.



Em 2016 já passado seu centenário ele é grande referência à MPB,clara inspiração e referência para diversos intérpretes atuais como Diogo Nogueira e,principalmente, Demônios da Garoa. Dono do repertório das mais variadas histórias e composições carnavalescas ele dificilmente será igualada e por muitos anos ainda deixará suas grandes composições na boca dos sambistas e frequentadores das rodas de samba.

Samba do Arnesto
O Arnesto nos convidou pra um samba, ele mora no Brás
Nós fumos, não encontremos ninguém
Nós voltermos com uma baita de uma reiva
Da outra vez, nós num vai mais
Nós não semos tatu!

O que devo ouvir do Adoniran Barbosa?
-Trem das Onze
-Samba do Arnesto
-Tiro ao Alvaro
-No morro da casa verde
-Saudosa Maloca 

E ai? Curtiu o texto sobre um dos ícones do samba de São Paulo? Comente aqui em baixo quem deve ser o próximo artista.

Atenciosamente,Gigante Gentil 


Ler mais

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Você já ouviu falar de RPG ?

 Um blog que tem a palavra "gigante" título acaba pedindo que o tópico RPG seja abordado.. Frases como "rola o D20" ou "leva a ficha pronta" são algumas das coisas que caso eu ganhasse 1 real pra cada vez que ouvi/disse já dava pra comprar um computador novo pra editar esse maravilhoso blog. E antes que você venha com aquela piada clichê,NÃO,RPG não é aquela coisa pra auxiliar na postura ou a bazuca.

RPG é a sigla para "Role Playing Game" ou simplesmente um jogo de interpretação de papéis. Basicamente no RPG vão ter os jogadores e uma pessoa que cria uma história na qual o mestre deve ultrapassar as dificuldades impostas por ele seja matando um dragão ou tentando convencer o taverneiro que é uma ótima ideia dar hidromel de graça pra todos do grupo. O mais interessante do jogo é a total fuga a realidade tamanha é a imersão. No primeiro episódio da nova série favorita do mundo - "Stranger Things" - os protagonistas começam o primeiro episódio jogando uma partida de RPG. Isso me deixou imensamente feliz pois mostrou o alcance do jogo e a diversão de horas que ele pode trazer.

Mas você deve estar se perguntando como começar a jogar esse maravilhoso jogo. Bom,o RPG tem todas as suas regras contidas em livros. Muitas vezes as pessoas simplesmente jogam até mesmo sem livros simplesmente para exercitar sua imaginação. Os livros de regras de RPG são também conhecidos como "Sistemas" dos mais infinitos e variados. Medieval,futurista,de vampiros,japonês,de lobisomens e até mesmo de terror. Tudo o que você precisa é escolher qual você gostaria de jogar,comprar um dos livros ou até mesmo baixar online,arrumar alguns dados multifacetados,papéis e lápis e deixar sua imaginação te levar. Garanto que vai render boas risadas e diversão por algumas longas horas. Então o que você está esperando? Junte seus amigos e embarque nessas histórias fantasiosas e divertidas. Além de ser uma experiência muito prazerosa vai ser ótimo juntar todos pra varias um pouco entre os jogos eletrônicos e a bebedeira.

E ai,o que achou da abordagem do tema ? Gostaria de mais postangens sobre o assunto ? Comente aqui em baixo o que achou e alguma sugestão sobre outro tópico.

Atenciosamente,Gigante Gentil.



Ler mais

domingo, 17 de julho de 2016

"Got room for one more?" - Os Oito Odiados


Na semana passada o Netflix adicionou no seu acervo brasileiro o mais novo filme de Quentin Tarantino: Os oito odiados. Os que me conhecem pessoalmente sabem que eu acho que ele é um diretor de muitos altos e baixos,mas não duvido da sua capacidade como diretor e sempre assisto seus filmes mesmo não gostando de alguns. Então como eu gostei muito de sua última obra de Western (Django:Unchained - 2012) resolvi assistir o filme e tive uma grata surpresa.

De uma maneira bem resumida o filme conta a história de um caçador de recompensas que leva uma fugitiva a justiça e acaba ficando preso em uma pequena estalagem com 8 pessoas devido a uma nevasca. Um roteiro aparentemente simples mas que,como bem dito por Gabriel Gaspar (criador do canal "Acabou de acabar") se torna mais denso pois é dividido em duas camadas. Eu diria que ele é dividido em dois planos onde o primeiro é a história explicita e um não tão perceptível atrás dele que vai pela interpretação de quem assiste.

Mas o que posso relatar antes de esmiuçar o enredo é que é um filme que vale a pena assistir mesmo sendo cadenciado,tal qual "Cães de Aluguel". Suas história tem um bom desfecho e atuações memoráveis como a de Jennifer Jason Leigh (indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante) e Samuel L. Jackson. E,para mim,foi o melhor filme de Quentin Tarantino com a fotografia aprimorada pela pouca utilização de refletores e fazendo uso maior da neve,personagens bem construídos e roteiro alinear maravilhoso.

NOTA:10

ATENÇÃO OS SPOILES COMEÇAM AQUI. LEIA POR SUA CONTA E RISCO.

 Por trás desse roteiro eu pude perceber algo pela escolha dos personagens,todos escolhidos a dedo por serem elementos muito presentes nos Estados Unidos. O negro,o fazendeiro,o militar,o xerife,o mexicano,o europeu,a mulher e o americano branco. No filme, John Ruth(Kurt Russel) que leva sua prisioneira Daisy Domergue (Jennifer Jason Leigh) para a cidade de Red Rock só que se vê obrigado a parar numa vendinha levando consigo o Xerife Chris Mannix (Walton Goggins) e o outro caçador de recompensas,o negro Major Marquis Warren (Samuel L. Jackson) devido a nevasca que atinge a montanha. Lá dentro estão os outros personagens diversos entre si e que trocam constantemente insultos entre si. A segunda camada é colocada a primeira vez quando um deles propões a divisão da cabana entre norte e sul associando diferentes partes como estados e ai fica claro que a cabana são os Estador Unidos.  

Algo que chama bastante atenção são as constantes agressões sofridas pela personagem feminina pelo homem branco americano onde o negro expressa espanto e o agente da lei simplesmente negligencia. Isso poderia representar uma metáfora para a opressão feminina sempre acorrentada ao homem branco,dependente dele e sujeita sempre a diversas agressões ignoradas pela lei,o que demonstra os valores machistas e patriarcais da antiguidade que muitas vezes se arrastam até hoje.

É valido também citar a parte em que o Major Marquin Warren mata o veterano de guerra Sanford Smithers (Bruce Dern) ex-gerneral e antes conta a sua cruel história de como  assassinou friamente o seu filho abusando sexualmente dele como uma parte de vingança contra os atos de escravidão. As longas caminhadas impostas ao filho do general a crueldade e o abuso se assemelha aos métodos de escravidão antes da Guerra Civil americana.Além disso a carta de Lincon para o negro Warren poderia significar uma importância dos cidadão negros da América para ele,que previu muitos direitos para eles.

E por fim,o fim trágico para todos os personagens - que morrem ao fim da trama - aparenta demonstrar como a discórdia,o preconceito e os discursos de ódio dentro dos Estados Unidos resultarão na morte dos cidadãos da nação. Algo também poderia ser entendido quando os personagens deixam para trás a imagem de cristo crucificado no início do filme,porém é algo que acho menos provável pelo diretor ser Quentin Tarantino.

E ai? Deixei passar algo? Teve alguma interpretação que não tive? Comente aqui embaixo e dê sua opinião sobre o filme.

Atenciosamente,Gigante Gentil.
Ler mais

sábado, 9 de julho de 2016

O Brazil não conhece o Brasil #1 - Djavan


A pergunta que não quer calar: Quem nunca ouviu uma música do Djavan ? Um artista tão singular de uma musicalidade impecável,letras confusas porém de uma genialidade exacerbada,os melhores virunduns do universo e uma personalidade muito marcante. 

Djavan Caetano Viana,alagoano nascido no dia 27 de janeiro de 1949 em Maceió aprendeu a tocar violão bem cedo através das simples revistas de banca de jornal e dividia amores entre o violão e futebol sendo,quando novo,muitas vezes confundidos com Pelé. Aos 23 anos se mudou para o Rio de Janeiro e 3 anos depois,em 1976, lançou seu primeiro disco: "A voz,o violão, a música de Djavan."

Mas o que Djavan tem de tão especial pra estar aqui nesse quadro ? Bom,ele é um fabuloso intérprete e compositor que permeia em vários estilos musicais. Ele combina de vários rimos sul-americanos (tal qual a MPB e o Samba) com estilos Americanos,Europeus e até mesmo africanos,interpretando até mesmo músicas de Frank Sinatra com "Fly me to the moon" com sua leve e serena batida de violão.

Além de ser um dos seletos artistas que consegue sustentar um show inteiro apenas com um violão e sua voz,Djavan também é considerado um excelente poeta com a aplicações perfeitas de figuras de linguagens combinadas a intertextualidades incríveis e a criação de melodias "chiclete" que nunca saem da cabeça como:

Sina - Djavan
O luar, estrela do mar
O sol e o dom
Quiçá, um dia, a fúria desse front
Virá lapidar o sonho
Até gerar o som
Como querer Caetanear
O que há de bom
Djavan também é inúmeras vezes citados por outros artistas - principalmente humoristas - que dizem que suas letras não fazem sentido nenhum. Na minha opinião isso é uma injustiça,uma vez que,enquanto suas letras são bem perceptíveis com uma breve análise e as pessoas jamais o parabenizam por suas letras "simples" que trazem uma mensagem implícita a ela. Em contrapartida é amigo e muito querido por outros intérpretes como Caetano e Gil. Um exemplo de música dentre suas que é geralmente ironizada é:

Faltando um pedaço - Djavan
O amor é um grande laço, um passo pr'uma armadilha
Um lobo correndo em círculos pra alimentar a matilha
Comparo sua chegada com a fuga de uma ilha:
Tanto engorda quanto mata feito desgosto de filha
Em 2016, Djavan completa 42 anos de carreira e continua fazendo apresentações por todo o Brasil e laça seu novo disco "Vidas para contar". Vale a pena conferir seu novo trabalho e também recordar suas antigas canções. Mesmo com suas letras "que não fazem sentido"  ele é um dos grandes nomes da MPB e terá seu nome e canções por muito tempo em nossas mentes.


Oceano - Djavan
Amar é um deserto e seus temores
Vida que vai na sela dessas dores
Não sabe voltar, me dá teu calor

Vem me fazer feliz porque eu te amo
Você deságua em mim, e eu, oceano
Me esqueço que amar é quase uma dor
Só sei viver se for por você!
OBS: Se você nunca cantou "Amarelo deserto e seus temores" você não merece estar entre nós!
Que músicas do Djavan eu devo escutar ?
-Se...
-Oceano
-Eu te devoro
-Samurai
-Flor de Lis
-Sina

E ai? Gostou do novo quadro do Blog ? Comente abaixo sua opinião e quem deve ser o próximo artista!

Atenciosamente,Gigante Gentil.
Ler mais

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Excentricidade ou requinte ?


Os que me conhecem pessoalmente bem sabem: Eu sou uma pessoa que adora utensílios,formas de entretenimento e coisas antigas. Recentemente por razões pessoas resolvi escrever algumas cartas para as pessoas que mais estimo utilizando alguns argumentos: É uma excelente forma para exercitar a escrita,é muito elegante e charmoso e também diferente. Convenhamos,todos adoram receber qualquer coisa no correio além das milhares de contas e elas fazem a pessoa perceber a real importância delas na sua vida. É sempre bom pra alegrar o dia ou até mesmo a semana de uma pessoas. Mas fazia um tempo considerável tempo que não mandava nenhuma carta,então esqueci completamente os procedimentos a serem tomados e à medida em que fui redescobrindo sobre as cartas fiquei espantado.

Em primeiro lugar,o envelope. Na minha inocente percepção,um envelope simples custaria mais ou menos 1 real.. Mal sabia eu que com esse dinheiro você compra mais de 10 envelopes! Você não leu errado,mais de dez! Então paguei os 80 centavos pelos envelopes e pus-me a escrever as cartas. Pesquisei como preencher para que elas fossem entregues e escolhi o correio mais próximo para ir. Então,algum tempo depois fui deposita-las e tive a segunda surpresa: Postar as cartas custa pouco mais de 1 real! Ou seja,no fim das contas mandar uma carta custa menos de R$1,50. Um ato tão cortês e divertido custa menos que um pacote de balas. Sai de lá me sentindo o cara,até que tive a terceira revelação: Os correios mentem descaradamente. As castas que deveriam chegar em "5 dias" chegaram praticamente duas semanas após.

De fato,essa foi a única coisa ruim na carta,porque menos de 1 mês depois as pessoas para quem mandei disseram que adoraram. Na verdade,uma delas até respondeu. Eu realmente não me incomodei dos outros não terem respondido,na verdade pra mim o que importa é apenas que a pessoa goste do meu gesto. Mas eu realmente não gosto de receber respostas a cartas por Whatsapp,fico um pouco incomodado.

Como eu disse anteriormente,eu adoro coisas antigas. Não troco o telefone por nada e adoro métodos de diversão antigas:Uma boa roda de samba,uma tarde inteira jogando jogos de tabuleiro ou simplesmente jogando conversa fora. Mas às vezes eu sinto que esses valores estão sendo perdidos na sociedade. O exemplo da carta é muito bom,pois revela que talvez as pessoas não tenham mais o desejo de "perder seu tempo" respondendo por um método tão arcaico.

Talvez essas pessoas estejam certas,se adequando a modernidade e sempre junto a seus aparelhos celulares desprezando muitas vezes até livros. Mas eu,particularmente,prefiro muito mais esse estilo de vida com livros de papel,cartas,fazendo passeios agradáveis em cafés cariocas desfrutando do raro frio. Talvez eu seja muito excêntrico,mas por que não provas dessa excentricidade e fazer alguém feliz com um simples gesto como uma carta ou fazer ações que deixem um pouco de lado a tecnologia? Comente aqui atos assim que você gosta ou que você já fez.

Atenciosamente,Gigante Gentil
Ler mais

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Leonardo DiCaprio e o Oscar

 Eu,você e até mesmo sua avózinha de 90 anos estamos sabendo que nosso querido Leonardo DiCaprio foi o vencedor da última edição do Oscar,uma das premiações de maior renome do cinema. Esse carismático rapaz (nem tão rapaz assim) levou sua estatueta pra casa e meteu os dois pés no peito de todos que diziam que ele nunca ganharia.

ATENÇÃO,OPINIÕES FORTES A SEGUIR. HATERS DE PLANTÃO O TEXTO ACABA AQUI PRA VOCÊS.

Eu,particularmente,ainda estou digerindo tudo isso. Tipo aquele maravilhoso almoço de domingo que não caiu bem pro seu estômago. Eu não tive a oportunidade de assistir o filme que o rendeu o prêmio,mas pude observar vários trechos de sua atuação no filme e,na minha singela opinião, Leo não merecia o Oscar por "O Regresso".  

Por favor,não confunda que eu não acho que ele merece o Oscar. Ele realmente merece,mas não por essa atuação. Eu penso que ele mandou muito melhor fazendo "O Lobo de Wall Street" e "Os Infiltrados". Em compensação,nesse último filme ele não demonstra uma atuação que me convence. Claro,exigiu muita preparação física e dedicação além de passar por muitos perrengues como comer carne,algo que não está na sua zona de conforto. Contudo,ele não atua. Ele realmente sente frio e até mesmo desespero. Sua única tarefa foi fazer sua cara de sempre e a academia finalmente o agraciar com o prêmio.
Mas o pior de tudo é não termos mais ninguém pra sacanear que não venceu o Oscar. Ou melhor,até temos,mas não tem graça zoar o Jim Carey. Leo era único,era místico zoar ele. Agora,tudo o que nos resta é aguardar um possível sucessor (Matt Damon,to olhando pra você mesmo) e torcer pra que Leo ganhe mais Oscars porque,mesmo todas as suas atuações sendo muito parecidas,elas são impecáveis e ele merece.

Atenciosamente,Gigante Gentil


Ler mais

O Brazil não conhece o Brasil - Apresentação




Você,caro leitor desse blog,provavelmente é pouco familiarizado a música brasileira.Não me refiro do funk ou do sertanejo universitário -esse conhecemos até demais-. Tal desconhecimento é completamente normal,já que pouquíssimos indivíduos da parcela jovem contemporânea conhecem. Mas isso é realmente preocupante,uma vez que,se eu pedisse pra algum adolescente qualquer citar 10 canções do Justin Bieber ou de algum MC brasileiro famoso este faria sem muito esforço. Contudo,caso o cantor em questão fosse Gilberto Gil e apenas 5 músicas essa pessoa teria bastante dificuldade em fazê-lo.

Triste é ver como o Brasil é uma nação de cultura tão privilegiada na literatura,música,e outras artes. Todavia, atualmente ver as pessoas hipervalorizando as manifestações culturais gringas e dizendo que "a cultura brasileira é um lixo" tem se tornado cada vez mais corriqueiro.

A proposta desse projeto,leitor,é apresentar a você coisas bacanas da cultura dessa nação verde-amarela. Porém nesse quadro só falaremos a respeito de MÚSICA brasileira. E ai? Gostou da ideia do projeto? Comente e sugira quem pode ser o primeiro intérprete. Mas lembre-se: Ele tem que ser um artista da MPB,Samba,Bossa-Nova ou qualquer outro estilo mais deixado de lado no país.

Atenciosamente,Gigante Gentil.
Ler mais

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Você por aqui ?

Olha só,você por aqui! Fico feliz de você ter encontrado esse maravilhoso site. Primeiramente,apresentações:

Olá,eu sou o Gigante Gentil criador e faz-tudo desse maravilhoso blog e fico muito feliz de poder me expressar diretamente com você. Aqui eu vou falar mais sobre a arte e filosofar um pouco sobre a vida em geral evitando partidarismo ou qualquer coisa que ofenda alguém. Espero que você goste da ideia. Seja muito bem-vindo e desfrute de tudo que posso lhe oferecer.

Atenciosamente,Gigante Gentil
Ler mais