A grandeza de um homem não se mede por sua altura,mas sim pela grandeza de suas palavras.

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

A interseção entre meu Cachoeiro e Laranjeiras


Apesar de toda preguiça e cansaço eu adoro andar pelas ruas do Rio. Minha maior diversão é distribuir sorrisos para as pessoas cujo os olhares encontram com os meus. A primeira vista pode parecer um pouco estranho,mas diante de tanta correria e afazeres da vida cotidiana de todos penso eu que qualquer um gostaria de receber um largo sorriso,mesmo que de um completo desconhecido.

E não faço nenhuma restrição quanto as pessoas com que compartilho minha alegria. Meus sorrisos são para mulheres e homens. Crianças e idosos. Até mesmo para os animais sorrio. Ver toda essa diversidade de gente e agora ainda mais com todos esses estrangeiros que invadiram a cidade me deixa muito feliz,mesmo que minha vida não esteja assim tão boa. Tudo bem,confesso que foi uma paráfrase do "Falamansa".

Melhor fico quando uma pessoa retribui meu sorriso. Fico muito feliz que exista algumas pessoas dispostas a esquecer um pouco as tristezas e afazeres da vida e simplesmente gesticular uma leve ou largo sorriso. Claro,nem todas as pessoas fazem isso. Algumas simplesmente me olham como se eu fosse um completo louco. "Por que esse cara está sorrindo ? Hoje é segunda-feira,não há motivo pra sorrir". Penso eu que um sorrisinho nunca fez mal a ninguém. Mas parece que as pessoas aqui no Rio só se dão ao luxo de sorrir aos fins de semana e que nos outros dias são teletransportados pra um filme preto e branco sem graça.

Talvez essa vontade de sorrir seja algo único em mim nessa cidade tão vasta. Mas eu não gosto de pensar assim. Talvez seja a minha alma Cachoeirense que grita e se expressa dessas formas simples. A Capital secreta do mundo deixa sempre muitas lembranças e coisas boas em mim. Tudo que vivi e passei lá me fizeram quem sou hoje.

Laranjeiras nesse pouco tempo que resido tem me ensinado também muita coisas. Coisas a somar é claro. Tudo que aprendo forma um conjunto. Do lado de Cachoeiro de Itapemirim a educação,cortesia e capacidade de convívio social. Do lado de Laranjeiras a curiosidade,o desejo de conhecer novas pessoas e as novas experiências longe do meu lar. A intersecção entre ambos é essa vontade de espalhar alegria para as pessoas com espontaneidade.

Sorria. Muito. Sei que a tristeza é parte da vida,mas um dia com um sorriso aberto começa e termina muito melhor. Que você logo receba um dos meus sorrisos e eu tenha o privilégio de receber um dos seus.

Atenciosamente,Gigante Gentil

2 comentários:

  1. Show o texto! Parabéns! ����������

    ResponderExcluir
  2. Não sendo nada original digo, um sorriso não custa nada, mas vale muito para quem o recebe.
    Colhemos o que plantamos, mesmo que a lavoura leve um tempo pra crescer. Continue plantando sorrisos e alegria.
    Um abraço.
    Celmo de Freitas

    ResponderExcluir