A grandeza de um homem não se mede por sua altura,mas sim pela grandeza de suas palavras.

sábado, 9 de julho de 2016

O Brazil não conhece o Brasil #1 - Djavan


A pergunta que não quer calar: Quem nunca ouviu uma música do Djavan ? Um artista tão singular de uma musicalidade impecável,letras confusas porém de uma genialidade exacerbada,os melhores virunduns do universo e uma personalidade muito marcante. 

Djavan Caetano Viana,alagoano nascido no dia 27 de janeiro de 1949 em Maceió aprendeu a tocar violão bem cedo através das simples revistas de banca de jornal e dividia amores entre o violão e futebol sendo,quando novo,muitas vezes confundidos com Pelé. Aos 23 anos se mudou para o Rio de Janeiro e 3 anos depois,em 1976, lançou seu primeiro disco: "A voz,o violão, a música de Djavan."

Mas o que Djavan tem de tão especial pra estar aqui nesse quadro ? Bom,ele é um fabuloso intérprete e compositor que permeia em vários estilos musicais. Ele combina de vários rimos sul-americanos (tal qual a MPB e o Samba) com estilos Americanos,Europeus e até mesmo africanos,interpretando até mesmo músicas de Frank Sinatra com "Fly me to the moon" com sua leve e serena batida de violão.

Além de ser um dos seletos artistas que consegue sustentar um show inteiro apenas com um violão e sua voz,Djavan também é considerado um excelente poeta com a aplicações perfeitas de figuras de linguagens combinadas a intertextualidades incríveis e a criação de melodias "chiclete" que nunca saem da cabeça como:

Sina - Djavan
O luar, estrela do mar
O sol e o dom
Quiçá, um dia, a fúria desse front
Virá lapidar o sonho
Até gerar o som
Como querer Caetanear
O que há de bom
Djavan também é inúmeras vezes citados por outros artistas - principalmente humoristas - que dizem que suas letras não fazem sentido nenhum. Na minha opinião isso é uma injustiça,uma vez que,enquanto suas letras são bem perceptíveis com uma breve análise e as pessoas jamais o parabenizam por suas letras "simples" que trazem uma mensagem implícita a ela. Em contrapartida é amigo e muito querido por outros intérpretes como Caetano e Gil. Um exemplo de música dentre suas que é geralmente ironizada é:

Faltando um pedaço - Djavan
O amor é um grande laço, um passo pr'uma armadilha
Um lobo correndo em círculos pra alimentar a matilha
Comparo sua chegada com a fuga de uma ilha:
Tanto engorda quanto mata feito desgosto de filha
Em 2016, Djavan completa 42 anos de carreira e continua fazendo apresentações por todo o Brasil e laça seu novo disco "Vidas para contar". Vale a pena conferir seu novo trabalho e também recordar suas antigas canções. Mesmo com suas letras "que não fazem sentido"  ele é um dos grandes nomes da MPB e terá seu nome e canções por muito tempo em nossas mentes.


Oceano - Djavan
Amar é um deserto e seus temores
Vida que vai na sela dessas dores
Não sabe voltar, me dá teu calor

Vem me fazer feliz porque eu te amo
Você deságua em mim, e eu, oceano
Me esqueço que amar é quase uma dor
Só sei viver se for por você!
OBS: Se você nunca cantou "Amarelo deserto e seus temores" você não merece estar entre nós!
Que músicas do Djavan eu devo escutar ?
-Se...
-Oceano
-Eu te devoro
-Samurai
-Flor de Lis
-Sina

E ai? Gostou do novo quadro do Blog ? Comente abaixo sua opinião e quem deve ser o próximo artista!

Atenciosamente,Gigante Gentil.

4 comentários:

  1. Texto muito bom e a escolha do compositor ainda melhor! Parabéns, meu jovem!

    ResponderExcluir
  2. Texto muito bom e a escolha do compositor ainda melhor! Parabéns, meu jovem!

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto, e Djavan: impecável.

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto, e Djavan: impecável.

    ResponderExcluir