A grandeza de um homem não se mede por sua altura,mas sim pela grandeza de suas palavras.

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

O Brazil não conhece o Brasil #3 - Tim Maia


Já havia passado a hora de chamar o síndico: Tim Maia! Dono de uma das maiores vozes que o Brasil já ouviu,o síndico da MPB compôs músicas até hoje cantadas compostas por acordes simples que muitas vezes podem ser tocadas em sequência sem alterar o campo harmônico de acordes. Seu vozeirão e seu ouvido absoluto foram a receita perfeita para seu sucesso astronômico e a permanência de suas canções até hoje como grandes hinos da música brasileira.

"Vamo embora daqui,Erasmo. Só nessa música esse xarope já tocou mais acordes que eu minha vida toda." Tim Maia sobre João Gilberto no filme "Tim Maia"

Sebastião Rodrigues Maia,tijucano nascido em 28 de setembro de 1942 respirava música desde a juventude onde integrou bandas junto a outros nomes da música brasileira com Roberto Carlos e Erasmo Carlos. O nome artístico "Tim" foi sugestão do cachoeirense Carlos Imperial,apresentador do programa "Clube do Rock".

"Fiz uma dieta. Em duas semanas perdi 14 dias."

Mesmo compondo marcantes músicas para artistas como Elis Regina e Roberto Carlos,Tim apenas teve grande destaque em 1970 quando emplacou seu primeiro sucesso,a canção "Azul da cor do mar".
Desse ponto em diante Tim Maia passou por diversas fases desde o uso intenso de drogas e álcool até aderir o Racionalismo Cristão. Tais mudanças refletem diretamente em suas músicas com variação de letras e qualidade vocal.

"Nunca bebi,nunca fumei e nunca cheirei. Só minto um pouco."

 Na minha percepção gosto de pesar que como artísta Tim teve três fases: A primeira de músicas melódicas e setentistas com forte base no soul, a segunda com canções fundamentadas totalmente nas ideologias do Racionalismo cristão e a última com canções dançantes parecendo uma grande mistura de tudo.

Apesar de sua tamanha qualidade profissional e vocal Tim,como citado anteriormente,afundado no mundo das drogas e do álcool passou por períodos de altos e baixos ma que no fim resultou na sua morte acarretado por isso somado ao seu peso e infecções. Uma perda de fato lamentável já que Tim até perto de seu óbito escreveu canções memoráveis.


Postumamente esse talentoso intérprete foi homenageado com uma biografia,um filme e com um musical. Eu,o Gigante Gentil,que tive a oportunidade de ter acesso a todos achei eles de altíssimo nível. Uma homenagem realmente a altura desse cantor sensacional. Todas essas obras tiveram a colaboração intensa do grande jornalista e amigo de Tim Maia,Nelson Motta.

O pai da soul music brasileira,com suas canções que revolucionaram o gênero,é considerado por muitos até hoje a melhor voz que o Brasil já viu - como,por exemplo,pela revista Rolling Stones - e de uma personalidade e talento inigualáveis. Esse maestro da música popular brasileira estará sempre em nossas mentes através de sua diversa discografia e milhares de sucessos cantados por ele mesmo e outros artistas. De livros até outras canções Tim é homenageado até os dias atuais devido a seu vasto legado e grandiosidade que permanece até hoje. Aquele abraço,Síndico!

OBS:Se você nunca ouviu nada de Tim Maia,abra agora seu Deezer,Spotfy,YouTube ou qualquer outra plataforma pra ouvir as músicas abaixo.

Que músicas do Tim Maia devo escutar ?
-Do leme ao pontal
-Não quero dinheiro
-Azul da cor do mar  
-O descobridor dos sete mares
-Primavera
-Gostava tanto de você
-Você
-AH,OUVE TUDO LOGO QUE VALE A PENA!

E ai? O que você achou do texto sobre esse maestro da música brasileira ? Comente abaixo sua opinião e que você gostaria que fosse o próximo.

Atenciosamente,Gigante Gentil. 

3 comentários:

  1. Desiste desses negócio de médico, vem pra comunicação, tá show, Pablitos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que esteja gostando Liv,você sabe que foi uma das inspirações pra tudo isso aqui.

      Excluir