A grandeza de um homem não se mede por sua altura,mas sim pela grandeza de suas palavras.

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Concorrência



Cachoeiro de Itapemirim,numa loja de manutenção de celulares:

-Bom dia,meu telefone foi pro saco. Acho que foi o LCD.
-Tudo bem então. Seu nome?
TEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC
-Como foi que ele quebrou?
TEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC
-CPF? Identidade? Celular? Telefone fixo? Nome da avó ? Um número de 0 a 10 ?
TEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC  

A recepcionista pega o celular,coloca nele uma etiqueta com um número e entrega ao técnico.
-Olha,agora o telefone fica aqui e em três dias te ligamos pra informar o custo da manutenção.
TEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC TEC
Ela imprimiu um papel com alguns termos e pediu pra que eu assinasse.

Três dias depois:
O telefone de minha casa toca.
-Bom dia,orçamos o reparo do seu celular. Vai custar 700 reais.
Caro.Fui no dia seguinte buscar. Mais um termo pra assinar.

Rio de Janeiro,numa barraquinha da Uruguaiana:

-Boa tarde,meu telefone foi pro saco.
O atendente grita pro técnico
-Ai Jão,quanto ta pra concertar esse aparelho aqui?
O homem levanta a cabeça de seu outro serviço e diz:
-400 reais. Faço em 10 minutos.

Agora edito meu Blog pelo celular.

Atenciosamente,Gigante Gentil.
Ler mais

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

O Brazil não conhece o Brasil #3 - Tim Maia


Já havia passado a hora de chamar o síndico: Tim Maia! Dono de uma das maiores vozes que o Brasil já ouviu,o síndico da MPB compôs músicas até hoje cantadas compostas por acordes simples que muitas vezes podem ser tocadas em sequência sem alterar o campo harmônico de acordes. Seu vozeirão e seu ouvido absoluto foram a receita perfeita para seu sucesso astronômico e a permanência de suas canções até hoje como grandes hinos da música brasileira.

"Vamo embora daqui,Erasmo. Só nessa música esse xarope já tocou mais acordes que eu minha vida toda." Tim Maia sobre João Gilberto no filme "Tim Maia"

Sebastião Rodrigues Maia,tijucano nascido em 28 de setembro de 1942 respirava música desde a juventude onde integrou bandas junto a outros nomes da música brasileira com Roberto Carlos e Erasmo Carlos. O nome artístico "Tim" foi sugestão do cachoeirense Carlos Imperial,apresentador do programa "Clube do Rock".

"Fiz uma dieta. Em duas semanas perdi 14 dias."

Mesmo compondo marcantes músicas para artistas como Elis Regina e Roberto Carlos,Tim apenas teve grande destaque em 1970 quando emplacou seu primeiro sucesso,a canção "Azul da cor do mar".
Desse ponto em diante Tim Maia passou por diversas fases desde o uso intenso de drogas e álcool até aderir o Racionalismo Cristão. Tais mudanças refletem diretamente em suas músicas com variação de letras e qualidade vocal.

"Nunca bebi,nunca fumei e nunca cheirei. Só minto um pouco."

 Na minha percepção gosto de pesar que como artísta Tim teve três fases: A primeira de músicas melódicas e setentistas com forte base no soul, a segunda com canções fundamentadas totalmente nas ideologias do Racionalismo cristão e a última com canções dançantes parecendo uma grande mistura de tudo.

Apesar de sua tamanha qualidade profissional e vocal Tim,como citado anteriormente,afundado no mundo das drogas e do álcool passou por períodos de altos e baixos ma que no fim resultou na sua morte acarretado por isso somado ao seu peso e infecções. Uma perda de fato lamentável já que Tim até perto de seu óbito escreveu canções memoráveis.


Postumamente esse talentoso intérprete foi homenageado com uma biografia,um filme e com um musical. Eu,o Gigante Gentil,que tive a oportunidade de ter acesso a todos achei eles de altíssimo nível. Uma homenagem realmente a altura desse cantor sensacional. Todas essas obras tiveram a colaboração intensa do grande jornalista e amigo de Tim Maia,Nelson Motta.

O pai da soul music brasileira,com suas canções que revolucionaram o gênero,é considerado por muitos até hoje a melhor voz que o Brasil já viu - como,por exemplo,pela revista Rolling Stones - e de uma personalidade e talento inigualáveis. Esse maestro da música popular brasileira estará sempre em nossas mentes através de sua diversa discografia e milhares de sucessos cantados por ele mesmo e outros artistas. De livros até outras canções Tim é homenageado até os dias atuais devido a seu vasto legado e grandiosidade que permanece até hoje. Aquele abraço,Síndico!

OBS:Se você nunca ouviu nada de Tim Maia,abra agora seu Deezer,Spotfy,YouTube ou qualquer outra plataforma pra ouvir as músicas abaixo.

Que músicas do Tim Maia devo escutar ?
-Do leme ao pontal
-Não quero dinheiro
-Azul da cor do mar  
-O descobridor dos sete mares
-Primavera
-Gostava tanto de você
-Você
-AH,OUVE TUDO LOGO QUE VALE A PENA!

E ai? O que você achou do texto sobre esse maestro da música brasileira ? Comente abaixo sua opinião e que você gostaria que fosse o próximo.

Atenciosamente,Gigante Gentil. 
Ler mais

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Divertida mente: O filme de criança para adultos


Em primeiro lugar gostaria de defender que toda animação pode ser para adultos. Eu não considero que tenha chegado ainda nessa fase mas mesmo nessa fase de transição continuo adorando porém agora assisto com um olhar um pouco mais crítico.

No ano passado soube do lançamento de "Divertida Mente" e realmente fiquei muito animado com isso,uma vez que, filmes da Pixar são sempre muito bem-vindos. Além disso os roteiristas usaram uma ideia nem tão original mas ainda pouco explorada e a desenvolveram com seus toques de humor e a magia que só a Disney tem. Mas confesso que antes de assistir não esperava ver tantas coisas que vi e pensava que o filme seria bem bobinho.

No geral,ela é uma animação muito bonita com personagens muito diversos,dando grande destaque para as emoções da protagonista Riley. Mesmo com a presença das emoções de outras pessoas no filme essas conseguem se sobressair sendo quase que únicas. O roteiro - indicado ao Oscar de "Melhor roteiro adaptado" - é uma verdadeira obra prima,digno da premiação. Apesar de ser um roteiro muito simples que agrada o público infantil também permite as mais diversas interpretações e teorias envolvendo psicologia e relações sociais.

Ademais o filme é realmente emocionante. Você realmente torce pros personagens e se desespera quando as coisas parecem estar indo de mal a pior. Recheado de cenas emocionantes e bem idealizadas o filme é entretenimento certo tanto para crianças quanto para adultos. E se você ainda não viu faça um favor a si mesmo e assista!

Avaliação do Gigante: Filme perfeito,redondo e divertido. Nota 10 sem medo.

ATENÇÃO ! Agora tentarei esmiuçar um pouco do roteiro,contendo Spoilers ! Leia por sua conta e risco.

Refrescando a mente dos esquecidos,o filme conta história da Riley e de suas emoções que "controlam" suas ações. Cinco foram escolhidas pro filme: Alegria,tristeza,medo,raiva e nojinho.
Em primeiro lugar eu gostaria de contar pra você que não percebeu que nojinho não é uma emoção Nojinho nada mais é que uma metáfora para,pasme você,a sexualidade da Riley. Isso fica quase imperceptível por ser uma criança mas numa análise mais criteriosa você pode perceber pelos traços de desenvolvimento feminino nela e todos os anseios da personagem.

Também vale citar a terrivelmente triste parte onde a Alegria e o amigo imaginário da Riley caem no esquecimento. O que pude abstrair disso é que seria uma metáfora para um possível estágio depressivo da menina encadeado pela mudança de sua vida. No momento em que ela quase esquece a Alegria isso fica muito claro quando somada a todas as ações radicais tomadas pelas outras emoções e a predominância da tristeza "desastrada por instinto". Acho que isso serve pra mostrar a necessidade da coexistência das emoções,como mostrado no fim do filme fazendo com que ela atinja a puberdade e não dependa só da alegria para a felicidade. É como uma vez disse Hélio Leites:

"A tristeza,de certa forma,é boa. Ela permite ver coisas que a alegria não deixa." 

E ai ? Gostou do texto ? Comente aqui embaixo qual deve ser o próximo filme. 

Atenciosamente,Gigante Gentil.


 
Ler mais

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

A interseção entre meu Cachoeiro e Laranjeiras


Apesar de toda preguiça e cansaço eu adoro andar pelas ruas do Rio. Minha maior diversão é distribuir sorrisos para as pessoas cujo os olhares encontram com os meus. A primeira vista pode parecer um pouco estranho,mas diante de tanta correria e afazeres da vida cotidiana de todos penso eu que qualquer um gostaria de receber um largo sorriso,mesmo que de um completo desconhecido.

E não faço nenhuma restrição quanto as pessoas com que compartilho minha alegria. Meus sorrisos são para mulheres e homens. Crianças e idosos. Até mesmo para os animais sorrio. Ver toda essa diversidade de gente e agora ainda mais com todos esses estrangeiros que invadiram a cidade me deixa muito feliz,mesmo que minha vida não esteja assim tão boa. Tudo bem,confesso que foi uma paráfrase do "Falamansa".

Melhor fico quando uma pessoa retribui meu sorriso. Fico muito feliz que exista algumas pessoas dispostas a esquecer um pouco as tristezas e afazeres da vida e simplesmente gesticular uma leve ou largo sorriso. Claro,nem todas as pessoas fazem isso. Algumas simplesmente me olham como se eu fosse um completo louco. "Por que esse cara está sorrindo ? Hoje é segunda-feira,não há motivo pra sorrir". Penso eu que um sorrisinho nunca fez mal a ninguém. Mas parece que as pessoas aqui no Rio só se dão ao luxo de sorrir aos fins de semana e que nos outros dias são teletransportados pra um filme preto e branco sem graça.

Talvez essa vontade de sorrir seja algo único em mim nessa cidade tão vasta. Mas eu não gosto de pensar assim. Talvez seja a minha alma Cachoeirense que grita e se expressa dessas formas simples. A Capital secreta do mundo deixa sempre muitas lembranças e coisas boas em mim. Tudo que vivi e passei lá me fizeram quem sou hoje.

Laranjeiras nesse pouco tempo que resido tem me ensinado também muita coisas. Coisas a somar é claro. Tudo que aprendo forma um conjunto. Do lado de Cachoeiro de Itapemirim a educação,cortesia e capacidade de convívio social. Do lado de Laranjeiras a curiosidade,o desejo de conhecer novas pessoas e as novas experiências longe do meu lar. A intersecção entre ambos é essa vontade de espalhar alegria para as pessoas com espontaneidade.

Sorria. Muito. Sei que a tristeza é parte da vida,mas um dia com um sorriso aberto começa e termina muito melhor. Que você logo receba um dos meus sorrisos e eu tenha o privilégio de receber um dos seus.

Atenciosamente,Gigante Gentil
Ler mais