A grandeza de um homem não se mede por sua altura,mas sim pela grandeza de suas palavras.

sábado, 30 de julho de 2016

O Brazil não conhece o Brasil #2 - Adoniran Barbosa


Adoniran Barbosa é a prova viva que um cantor não precisa ter a melhor voz do mundo para fazer sucesso e ficar marcado como um dos maiores artistas do samba nacional. Sua letras e grandes parcerias eternizaram suas canções e seu nome na música brasileira.

Na verdade Adoniran Barbosa era o nome artístico de João Rubinato,nascido em 6 de agosto de 1912 em Valinhos,São Paulo. Sua linhagem italiana fez com que Adoniran apresentasse diversas feições as quais tanto o marcaram junto a diversos elementos dessa cultura em sua música. Após abandonar a escola e iniciar a trabalhar com entrega de marmitas Rubinato desperta seu desejo artístico. O sonho: Ser ator. Contudo,sempre foi rejeitado no ramo,resultando que ele almejasse outro ramo: O rádio.

No rádio sua boa voz obteve destaque entre as demais e pode explorar entre três vertentes: Ator,cantor ou locutor. Dentro da rádio como ator radiofônico João representava diversos personagens e,dentre eles, Adoniran Barbosa.

"Começo ? Já nasci querendo fazer samba,não tem começo." - Adoniran Barbosa

Em sua carreira como cantor a composição não era algo que muito atraia João Rubinato. Ele começou apenas interpretando canções de outros intérpretes,mas ao passar dos anos começou a compor músicas em parceria a outros grandes artistas como Noel Rosa e Elis Regina.

A grande genialidade de Adoniran consistia nas suas composições que divergiam das de linguagem completamente formal e correta da época: Em suas músicas ele prioriza em criar construções linguísticas baseadas no ritmo e na fala paulista. Expressões como "drome" e "drégau" são frequentemente utilizada em suas cancões como em "Samba do Arnesto" o que,na minha opinião,é o que o torna único perante a todos os outros intérpretes da época e dos contemporâneos. Aproveitando-se dessa tal essência italo-paulistana criou seu primeiro sucesso e que até hoje é tocado em qualquer roda de samba que se preze: "Trem das Onze".

Trem das Onze
Não posso ficar nem mais um minuto com você
Sinto muito amor, mas não pode ser
Moro em Jaçanã
Se eu perder esse trem
Que sai agora às onze horas
Só amanhã de manhã
Além disso, mulher
Tem outra coisa
Minha mãe não dorme
Enquanto eu não chegar
Sou filho único
Tenho minha casa para olhar
E eu não posso ficar


Além de sua simplicidade vocabular nas canções esse inteligentíssimo corintiano expressa construções harmônicas com acordes simples mas com chorinhos de cavaco que se opões a isso. Adoniran representa completamente a base para qualquer artista paulista dos dias de hoje de qualquer vertente musical. Seja Rap,Funk ou Hip Hop sua idéia de vocabulário simples e aproximação popular faz com que haja uma aproximação até os dias de hoje.



Em 2016 já passado seu centenário ele é grande referência à MPB,clara inspiração e referência para diversos intérpretes atuais como Diogo Nogueira e,principalmente, Demônios da Garoa. Dono do repertório das mais variadas histórias e composições carnavalescas ele dificilmente será igualada e por muitos anos ainda deixará suas grandes composições na boca dos sambistas e frequentadores das rodas de samba.

Samba do Arnesto
O Arnesto nos convidou pra um samba, ele mora no Brás
Nós fumos, não encontremos ninguém
Nós voltermos com uma baita de uma reiva
Da outra vez, nós num vai mais
Nós não semos tatu!

O que devo ouvir do Adoniran Barbosa?
-Trem das Onze
-Samba do Arnesto
-Tiro ao Alvaro
-No morro da casa verde
-Saudosa Maloca 

E ai? Curtiu o texto sobre um dos ícones do samba de São Paulo? Comente aqui em baixo quem deve ser o próximo artista.

Atenciosamente,Gigante Gentil 


Ler mais

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Você já ouviu falar de RPG ?

 Um blog que tem a palavra "gigante" título acaba pedindo que o tópico RPG seja abordado.. Frases como "rola o D20" ou "leva a ficha pronta" são algumas das coisas que caso eu ganhasse 1 real pra cada vez que ouvi/disse já dava pra comprar um computador novo pra editar esse maravilhoso blog. E antes que você venha com aquela piada clichê,NÃO,RPG não é aquela coisa pra auxiliar na postura ou a bazuca.

RPG é a sigla para "Role Playing Game" ou simplesmente um jogo de interpretação de papéis. Basicamente no RPG vão ter os jogadores e uma pessoa que cria uma história na qual o mestre deve ultrapassar as dificuldades impostas por ele seja matando um dragão ou tentando convencer o taverneiro que é uma ótima ideia dar hidromel de graça pra todos do grupo. O mais interessante do jogo é a total fuga a realidade tamanha é a imersão. No primeiro episódio da nova série favorita do mundo - "Stranger Things" - os protagonistas começam o primeiro episódio jogando uma partida de RPG. Isso me deixou imensamente feliz pois mostrou o alcance do jogo e a diversão de horas que ele pode trazer.

Mas você deve estar se perguntando como começar a jogar esse maravilhoso jogo. Bom,o RPG tem todas as suas regras contidas em livros. Muitas vezes as pessoas simplesmente jogam até mesmo sem livros simplesmente para exercitar sua imaginação. Os livros de regras de RPG são também conhecidos como "Sistemas" dos mais infinitos e variados. Medieval,futurista,de vampiros,japonês,de lobisomens e até mesmo de terror. Tudo o que você precisa é escolher qual você gostaria de jogar,comprar um dos livros ou até mesmo baixar online,arrumar alguns dados multifacetados,papéis e lápis e deixar sua imaginação te levar. Garanto que vai render boas risadas e diversão por algumas longas horas. Então o que você está esperando? Junte seus amigos e embarque nessas histórias fantasiosas e divertidas. Além de ser uma experiência muito prazerosa vai ser ótimo juntar todos pra varias um pouco entre os jogos eletrônicos e a bebedeira.

E ai,o que achou da abordagem do tema ? Gostaria de mais postangens sobre o assunto ? Comente aqui em baixo o que achou e alguma sugestão sobre outro tópico.

Atenciosamente,Gigante Gentil.



Ler mais

domingo, 17 de julho de 2016

"Got room for one more?" - Os Oito Odiados


Na semana passada o Netflix adicionou no seu acervo brasileiro o mais novo filme de Quentin Tarantino: Os oito odiados. Os que me conhecem pessoalmente sabem que eu acho que ele é um diretor de muitos altos e baixos,mas não duvido da sua capacidade como diretor e sempre assisto seus filmes mesmo não gostando de alguns. Então como eu gostei muito de sua última obra de Western (Django:Unchained - 2012) resolvi assistir o filme e tive uma grata surpresa.

De uma maneira bem resumida o filme conta a história de um caçador de recompensas que leva uma fugitiva a justiça e acaba ficando preso em uma pequena estalagem com 8 pessoas devido a uma nevasca. Um roteiro aparentemente simples mas que,como bem dito por Gabriel Gaspar (criador do canal "Acabou de acabar") se torna mais denso pois é dividido em duas camadas. Eu diria que ele é dividido em dois planos onde o primeiro é a história explicita e um não tão perceptível atrás dele que vai pela interpretação de quem assiste.

Mas o que posso relatar antes de esmiuçar o enredo é que é um filme que vale a pena assistir mesmo sendo cadenciado,tal qual "Cães de Aluguel". Suas história tem um bom desfecho e atuações memoráveis como a de Jennifer Jason Leigh (indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante) e Samuel L. Jackson. E,para mim,foi o melhor filme de Quentin Tarantino com a fotografia aprimorada pela pouca utilização de refletores e fazendo uso maior da neve,personagens bem construídos e roteiro alinear maravilhoso.

NOTA:10

ATENÇÃO OS SPOILES COMEÇAM AQUI. LEIA POR SUA CONTA E RISCO.

 Por trás desse roteiro eu pude perceber algo pela escolha dos personagens,todos escolhidos a dedo por serem elementos muito presentes nos Estados Unidos. O negro,o fazendeiro,o militar,o xerife,o mexicano,o europeu,a mulher e o americano branco. No filme, John Ruth(Kurt Russel) que leva sua prisioneira Daisy Domergue (Jennifer Jason Leigh) para a cidade de Red Rock só que se vê obrigado a parar numa vendinha levando consigo o Xerife Chris Mannix (Walton Goggins) e o outro caçador de recompensas,o negro Major Marquis Warren (Samuel L. Jackson) devido a nevasca que atinge a montanha. Lá dentro estão os outros personagens diversos entre si e que trocam constantemente insultos entre si. A segunda camada é colocada a primeira vez quando um deles propões a divisão da cabana entre norte e sul associando diferentes partes como estados e ai fica claro que a cabana são os Estador Unidos.  

Algo que chama bastante atenção são as constantes agressões sofridas pela personagem feminina pelo homem branco americano onde o negro expressa espanto e o agente da lei simplesmente negligencia. Isso poderia representar uma metáfora para a opressão feminina sempre acorrentada ao homem branco,dependente dele e sujeita sempre a diversas agressões ignoradas pela lei,o que demonstra os valores machistas e patriarcais da antiguidade que muitas vezes se arrastam até hoje.

É valido também citar a parte em que o Major Marquin Warren mata o veterano de guerra Sanford Smithers (Bruce Dern) ex-gerneral e antes conta a sua cruel história de como  assassinou friamente o seu filho abusando sexualmente dele como uma parte de vingança contra os atos de escravidão. As longas caminhadas impostas ao filho do general a crueldade e o abuso se assemelha aos métodos de escravidão antes da Guerra Civil americana.Além disso a carta de Lincon para o negro Warren poderia significar uma importância dos cidadão negros da América para ele,que previu muitos direitos para eles.

E por fim,o fim trágico para todos os personagens - que morrem ao fim da trama - aparenta demonstrar como a discórdia,o preconceito e os discursos de ódio dentro dos Estados Unidos resultarão na morte dos cidadãos da nação. Algo também poderia ser entendido quando os personagens deixam para trás a imagem de cristo crucificado no início do filme,porém é algo que acho menos provável pelo diretor ser Quentin Tarantino.

E ai? Deixei passar algo? Teve alguma interpretação que não tive? Comente aqui embaixo e dê sua opinião sobre o filme.

Atenciosamente,Gigante Gentil.
Ler mais

sábado, 9 de julho de 2016

O Brazil não conhece o Brasil #1 - Djavan


A pergunta que não quer calar: Quem nunca ouviu uma música do Djavan ? Um artista tão singular de uma musicalidade impecável,letras confusas porém de uma genialidade exacerbada,os melhores virunduns do universo e uma personalidade muito marcante. 

Djavan Caetano Viana,alagoano nascido no dia 27 de janeiro de 1949 em Maceió aprendeu a tocar violão bem cedo através das simples revistas de banca de jornal e dividia amores entre o violão e futebol sendo,quando novo,muitas vezes confundidos com Pelé. Aos 23 anos se mudou para o Rio de Janeiro e 3 anos depois,em 1976, lançou seu primeiro disco: "A voz,o violão, a música de Djavan."

Mas o que Djavan tem de tão especial pra estar aqui nesse quadro ? Bom,ele é um fabuloso intérprete e compositor que permeia em vários estilos musicais. Ele combina de vários rimos sul-americanos (tal qual a MPB e o Samba) com estilos Americanos,Europeus e até mesmo africanos,interpretando até mesmo músicas de Frank Sinatra com "Fly me to the moon" com sua leve e serena batida de violão.

Além de ser um dos seletos artistas que consegue sustentar um show inteiro apenas com um violão e sua voz,Djavan também é considerado um excelente poeta com a aplicações perfeitas de figuras de linguagens combinadas a intertextualidades incríveis e a criação de melodias "chiclete" que nunca saem da cabeça como:

Sina - Djavan
O luar, estrela do mar
O sol e o dom
Quiçá, um dia, a fúria desse front
Virá lapidar o sonho
Até gerar o som
Como querer Caetanear
O que há de bom
Djavan também é inúmeras vezes citados por outros artistas - principalmente humoristas - que dizem que suas letras não fazem sentido nenhum. Na minha opinião isso é uma injustiça,uma vez que,enquanto suas letras são bem perceptíveis com uma breve análise e as pessoas jamais o parabenizam por suas letras "simples" que trazem uma mensagem implícita a ela. Em contrapartida é amigo e muito querido por outros intérpretes como Caetano e Gil. Um exemplo de música dentre suas que é geralmente ironizada é:

Faltando um pedaço - Djavan
O amor é um grande laço, um passo pr'uma armadilha
Um lobo correndo em círculos pra alimentar a matilha
Comparo sua chegada com a fuga de uma ilha:
Tanto engorda quanto mata feito desgosto de filha
Em 2016, Djavan completa 42 anos de carreira e continua fazendo apresentações por todo o Brasil e laça seu novo disco "Vidas para contar". Vale a pena conferir seu novo trabalho e também recordar suas antigas canções. Mesmo com suas letras "que não fazem sentido"  ele é um dos grandes nomes da MPB e terá seu nome e canções por muito tempo em nossas mentes.


Oceano - Djavan
Amar é um deserto e seus temores
Vida que vai na sela dessas dores
Não sabe voltar, me dá teu calor

Vem me fazer feliz porque eu te amo
Você deságua em mim, e eu, oceano
Me esqueço que amar é quase uma dor
Só sei viver se for por você!
OBS: Se você nunca cantou "Amarelo deserto e seus temores" você não merece estar entre nós!
Que músicas do Djavan eu devo escutar ?
-Se...
-Oceano
-Eu te devoro
-Samurai
-Flor de Lis
-Sina

E ai? Gostou do novo quadro do Blog ? Comente abaixo sua opinião e quem deve ser o próximo artista!

Atenciosamente,Gigante Gentil.
Ler mais

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Excentricidade ou requinte ?


Os que me conhecem pessoalmente bem sabem: Eu sou uma pessoa que adora utensílios,formas de entretenimento e coisas antigas. Recentemente por razões pessoas resolvi escrever algumas cartas para as pessoas que mais estimo utilizando alguns argumentos: É uma excelente forma para exercitar a escrita,é muito elegante e charmoso e também diferente. Convenhamos,todos adoram receber qualquer coisa no correio além das milhares de contas e elas fazem a pessoa perceber a real importância delas na sua vida. É sempre bom pra alegrar o dia ou até mesmo a semana de uma pessoas. Mas fazia um tempo considerável tempo que não mandava nenhuma carta,então esqueci completamente os procedimentos a serem tomados e à medida em que fui redescobrindo sobre as cartas fiquei espantado.

Em primeiro lugar,o envelope. Na minha inocente percepção,um envelope simples custaria mais ou menos 1 real.. Mal sabia eu que com esse dinheiro você compra mais de 10 envelopes! Você não leu errado,mais de dez! Então paguei os 80 centavos pelos envelopes e pus-me a escrever as cartas. Pesquisei como preencher para que elas fossem entregues e escolhi o correio mais próximo para ir. Então,algum tempo depois fui deposita-las e tive a segunda surpresa: Postar as cartas custa pouco mais de 1 real! Ou seja,no fim das contas mandar uma carta custa menos de R$1,50. Um ato tão cortês e divertido custa menos que um pacote de balas. Sai de lá me sentindo o cara,até que tive a terceira revelação: Os correios mentem descaradamente. As castas que deveriam chegar em "5 dias" chegaram praticamente duas semanas após.

De fato,essa foi a única coisa ruim na carta,porque menos de 1 mês depois as pessoas para quem mandei disseram que adoraram. Na verdade,uma delas até respondeu. Eu realmente não me incomodei dos outros não terem respondido,na verdade pra mim o que importa é apenas que a pessoa goste do meu gesto. Mas eu realmente não gosto de receber respostas a cartas por Whatsapp,fico um pouco incomodado.

Como eu disse anteriormente,eu adoro coisas antigas. Não troco o telefone por nada e adoro métodos de diversão antigas:Uma boa roda de samba,uma tarde inteira jogando jogos de tabuleiro ou simplesmente jogando conversa fora. Mas às vezes eu sinto que esses valores estão sendo perdidos na sociedade. O exemplo da carta é muito bom,pois revela que talvez as pessoas não tenham mais o desejo de "perder seu tempo" respondendo por um método tão arcaico.

Talvez essas pessoas estejam certas,se adequando a modernidade e sempre junto a seus aparelhos celulares desprezando muitas vezes até livros. Mas eu,particularmente,prefiro muito mais esse estilo de vida com livros de papel,cartas,fazendo passeios agradáveis em cafés cariocas desfrutando do raro frio. Talvez eu seja muito excêntrico,mas por que não provas dessa excentricidade e fazer alguém feliz com um simples gesto como uma carta ou fazer ações que deixem um pouco de lado a tecnologia? Comente aqui atos assim que você gosta ou que você já fez.

Atenciosamente,Gigante Gentil
Ler mais

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Leonardo DiCaprio e o Oscar

 Eu,você e até mesmo sua avózinha de 90 anos estamos sabendo que nosso querido Leonardo DiCaprio foi o vencedor da última edição do Oscar,uma das premiações de maior renome do cinema. Esse carismático rapaz (nem tão rapaz assim) levou sua estatueta pra casa e meteu os dois pés no peito de todos que diziam que ele nunca ganharia.

ATENÇÃO,OPINIÕES FORTES A SEGUIR. HATERS DE PLANTÃO O TEXTO ACABA AQUI PRA VOCÊS.

Eu,particularmente,ainda estou digerindo tudo isso. Tipo aquele maravilhoso almoço de domingo que não caiu bem pro seu estômago. Eu não tive a oportunidade de assistir o filme que o rendeu o prêmio,mas pude observar vários trechos de sua atuação no filme e,na minha singela opinião, Leo não merecia o Oscar por "O Regresso".  

Por favor,não confunda que eu não acho que ele merece o Oscar. Ele realmente merece,mas não por essa atuação. Eu penso que ele mandou muito melhor fazendo "O Lobo de Wall Street" e "Os Infiltrados". Em compensação,nesse último filme ele não demonstra uma atuação que me convence. Claro,exigiu muita preparação física e dedicação além de passar por muitos perrengues como comer carne,algo que não está na sua zona de conforto. Contudo,ele não atua. Ele realmente sente frio e até mesmo desespero. Sua única tarefa foi fazer sua cara de sempre e a academia finalmente o agraciar com o prêmio.
Mas o pior de tudo é não termos mais ninguém pra sacanear que não venceu o Oscar. Ou melhor,até temos,mas não tem graça zoar o Jim Carey. Leo era único,era místico zoar ele. Agora,tudo o que nos resta é aguardar um possível sucessor (Matt Damon,to olhando pra você mesmo) e torcer pra que Leo ganhe mais Oscars porque,mesmo todas as suas atuações sendo muito parecidas,elas são impecáveis e ele merece.

Atenciosamente,Gigante Gentil


Ler mais

O Brazil não conhece o Brasil - Apresentação




Você,caro leitor desse blog,provavelmente é pouco familiarizado a música brasileira.Não me refiro do funk ou do sertanejo universitário -esse conhecemos até demais-. Tal desconhecimento é completamente normal,já que pouquíssimos indivíduos da parcela jovem contemporânea conhecem. Mas isso é realmente preocupante,uma vez que,se eu pedisse pra algum adolescente qualquer citar 10 canções do Justin Bieber ou de algum MC brasileiro famoso este faria sem muito esforço. Contudo,caso o cantor em questão fosse Gilberto Gil e apenas 5 músicas essa pessoa teria bastante dificuldade em fazê-lo.

Triste é ver como o Brasil é uma nação de cultura tão privilegiada na literatura,música,e outras artes. Todavia, atualmente ver as pessoas hipervalorizando as manifestações culturais gringas e dizendo que "a cultura brasileira é um lixo" tem se tornado cada vez mais corriqueiro.

A proposta desse projeto,leitor,é apresentar a você coisas bacanas da cultura dessa nação verde-amarela. Porém nesse quadro só falaremos a respeito de MÚSICA brasileira. E ai? Gostou da ideia do projeto? Comente e sugira quem pode ser o primeiro intérprete. Mas lembre-se: Ele tem que ser um artista da MPB,Samba,Bossa-Nova ou qualquer outro estilo mais deixado de lado no país.

Atenciosamente,Gigante Gentil.
Ler mais

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Você por aqui ?

Olha só,você por aqui! Fico feliz de você ter encontrado esse maravilhoso site. Primeiramente,apresentações:

Olá,eu sou o Gigante Gentil criador e faz-tudo desse maravilhoso blog e fico muito feliz de poder me expressar diretamente com você. Aqui eu vou falar mais sobre a arte e filosofar um pouco sobre a vida em geral evitando partidarismo ou qualquer coisa que ofenda alguém. Espero que você goste da ideia. Seja muito bem-vindo e desfrute de tudo que posso lhe oferecer.

Atenciosamente,Gigante Gentil
Ler mais