A grandeza de um homem não se mede por sua altura,mas sim pela grandeza de suas palavras.

domingo, 30 de abril de 2017

O Brazil não conhece o Brasil #4 - Belchior


Eu gostaria que todos os jovens de hoje tivessem o privilégio de ouvir algumas das canções desse ícone da MPB que é Belchior. Com traços e feições características e marcantes,esse grande brasileiro diretamente do Ceará fez história com suas canções que certamente ficarão marcadas para sempre na música brasileira.

Antônio Carlos Gomes Belchior fez sucesso em meados dos anos 70 no Brasil,tendo suas músicas gravadas por grandes intérpretes da época como,por exemplo,Elis Regina. Junto a Fagner e outros grandes cantores e compositores nordestinos ele tomou o cenário nacional da música com suas brilhantes composições que,mesmo não tão rebuscada quanto a melodia tem um enorme apelo em suas letras.


Todas as canções desse ícone da música certamente poderiam ter sido escritas em pleno 2017. As músicas de Belchior são a concretização de atemporalidade. Ele sempre prezou por retratar os sentimentos de uma juventude que aparentava ser descrente mas que ao mesmo tempo almejava uma mudança no rumo de suas vidas. Uma juventude triste pelo momento em que vive,mas que ao mesmo tempo que tem a consciência da sua juventude e o poder disso. Seu amor pela América Latina e pela liberdade são muito visíveis em suas composições.

Em 2006, Belchior sumiu e foi viver a vida livre e jovial que ele tanto retratava em suas canções. Foi encontrado algum tempo depois vivendo no Uruguai. Na manhã de hoje (30/04/2017) ele faleceu no Rio Grande do Sul. Certamente seu nome está eternizado em nossas memórias junto a sua filosofia de vida e modo no qual retratava um mundo retorcido e complexo. Um poeta a frente do seu tempo,de um tempo que nunca irá chegar.



Quais músicas do Belchior devo escutar ?

-A Palo Seco
-Apenas um rapaz latino americano
-Como nossos pais
-Mucuripe


Ler mais

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Casa


 
Se tem uma coisa que eu nunca vou deixar de ter é saudade. Minha vida pode estar maravilhosa de tantas formas e eu posso estar o quão realizado for,mas eu nunca vou deixar de ter saudades.
Todo ano,de todos os cantos do Brasil,uma leva de estudantes sai da sua cidade interiorana pra estudar numa cidade maior e deixa sua casa,amigos,família e antiga vida pra trás. É uma fase de descobrimento mas que pra muitos pode ser motivo de saudosismo. Eu fui um desses estudantes que saiu,se estabeleceu em outra cidade,fez novos amigos,começou a faculdade e se adaptou. Porém digo e repito: Eu nunca vou deixar de ter saudades.
17 anos num lugar te criam raízes que te alimentam mesmo longe. 17 anos num lugar te fazem conhecer quase todas as vielas e atalhos. 17 anos num lugar te fazem conhecer muita gente e ser querido em muitos lugares.17 anos te fazem ter orgulho de onde você veio e quem você se tornou graças a essa terra. 17 anos fazem 17 anos parecerem nada e uma vida.
No momento em que eu ouço alguma das músicas que eu gosto faço toda a questão de pular "Meu Pequeno Cachoeiro". Sabe qual o porquê disso ? O hino da minha cidade me enche os olhos de lágrimas independente de quanto tempo eu tenha estado fora ou quantas vezes eu tenha visitado essa terra.
Não querendo desencorajar ou intimidar qualquer um que esteja se mudando.Conheço muita gente que realmente não gosta da sua cidade natal e não sente a mínima falta.Pensei que seria da mesma forma comigo,entretanto acho que os 300 quilômetros de distância estreitaram meus laços e fez com que eu amasse essa capital secreta onde nasci.
Refletindo e olhando em diante eu só posso prever que daqui a cinco,dez,cinquenta ou quantos anos anos mais eu fique distante eu nunca deixarei de ter saudade das terras entre as serras,da doce terra onde eu nasci.
Ler mais