A grandeza de um homem não se mede por sua altura,mas sim pela grandeza de suas palavras.

sábado, 15 de outubro de 2016

Aos professores


Dos 17 anos de minha vida passei,aproximadamente,15 deles em contato direto com professores e educadores em geral.Pessoas muito diversas que contribuíram para a formação profissional,intelectual e humana de milhares de pessoas por esse Brasil.Infelizmente,não consigo me recordar o nome de todos os que me acompanharam por toda a vida,mas sou incapaz de negar tudo o que cada um veio para acrescentar.Sei que mesmo os que não tinha uma relação tão boa comigo,de certo modo, a somaram em minha vida estudantil ou pessoal.

Eu penso que a sequência Dia das Crianças e Dia dos Professores é quase que proposital,é uma forma de valorizar duas coisas que andam lado a lado.Certamente,dia das crianças também é dia do professor e,muitas vezes,o dia dos professores também é o das crianças.Sem nenhum cachorro no meio,por favor.Da minha educação infantil até o fim do Ensino Fundamental 1 me lembro de poucos que me deram aulas,mas alguns deles me acompanharam até que eu me formasse.

Tive,desde esse período,uma visão que acho que todo aluno deveria ter de seus educadores: Pessoas especiais,inteligentíssimas e ídolos. São também pessoas muito corajosas,principalmente os que lecionam na educação infantil. Nessa época tive professores que foram primordiais e que me ajudaram desde meu processo de alfabetização até ensinar as primeira equações.Se pudesse fazer uma menção honrosa,faria a professora Leila Simonaci,que comprou a briga para me manter em dia na escola,num período em que fiquei muito doente.Quem dera toda criança tivesse uma professora capacitada assim...

Da segunda metade do meu Ensino Fundamental em diante tenho uma memória mais nítida dos meus orientadores.Tenho ótimas lembranças dos que me deram aula no IPE (Instituto de Pesquisas Educacionais). Devo bastante a essa escola e a todos os professores que proporcionaram uma excelente base para mim e aos meus colegas.Tenho muito carinho por diversos deles,que me recebem extremamente bem todas as vezes que visito a escola ou os encontro na rua.Alguns seguiram comigo até mesmo quando mudei de escola.Pessoas que até hoje respeito e admiro muito.

Mas foi na Escola Guimarães Rosa que minha visão de parceria com o professor ficou mais nítida,muito por estar mais velho.Lá tive professores que considero  até hoje como amigos.Professores que,além de ensinar,me tornaram mais crítico e apuraram percepções que uma criança não seria capaz de ter.Mestres que,mesmo que não concordassem com seu ponto de vista,me apresentavam seu outro lado e faziam questão de debater.No Guimarães eu via todos os professores como "de humanas" porque sempre aprendia algo que transcendia sua disciplina.Também foi o primeiro ligar onde me senti motivado a fazer o que faço agora:escrever.Levo todos esses mestres no meu coração por tantos ensinamentos.Difícil citar apenas um,já que são tantos e de imensa importância.Mas acho que citaria quatro: Professor Diogo Lube,Rafael Magalhães,Romulo Farias meu querido Andim,que infelizmente não sei o nome completo.

Morando no Rio tenho também muito respeito e admiração pelos professores do pré-vestibular,o Curso pH. São seres humanos maravilhosos que também ampliaram mais ainda minha visão crítica com seus anos de experiência e sua visão de cidade grande.Eles realmente sabem muito e me tratam com muita gentileza tal qual um aluno de muitos anos.Me sinto acolhido como me sentia no Guimarães e no IPE.A equipe reforçou as coisas que eu sabia e me deu novos ares de cultura pensamento crítico.Gostaria de citar em peso a equipe de humanas do curso,que me ensinou muita coisa nova nesse ano,principalmente o professor Thiago Braga,Raphael Homes,Raphael Katyara e o professor Rogério Athayde.

Claro que o dia do professor também se estende aos diretores que me acolheram como pais. Fabricio Loss (Escola Guimarães Rosa) e a famosa Tia Luizete (IPE) são educadores que junto aos meus professores tenho imenso orgulho em chamar de mestres. Um feliz dia a todos vocês,saibam que são muito importantes para os alunos e ao futuro de nosso país. Feliz dia a todos os professores do Brasil. Não desistam do ensino,mesmo decadente e desanimador que não desistiremos de vocês.

Atenciosamente,Gigante Gentil.
Ler mais

terça-feira, 4 de outubro de 2016

O basquete na minha vida

Fiquei imensamente feliz por ter visto recentemente em meu feed do Facebook um vídeo compartilhado pela página da NBB (Novo Basquete Brasil) de um antigo colega que a muito tempo jogou basquete comigo chamado Marcos Henrique,conhecido por nós como "Didi". O vídeo mostrou imagens deles jogando em seu time em São Paulo,o Franca. As imagens me remeteram imediatamente ao meu grande amigo João Victor Mamedes - que joga no Pinheiros - e as grande lembranças de época que eu jogava basquete.

Para encurtar a história vou contar a partir do momento que eu comecei a jogar "profissionalmente,ou seja,quando comecei a disputar campeonatos e gastar bastante tempo nas quadras. Começou em 2012 quando eu conheci a LUSB (Liga Urbana de Street Ball) em Cachoeiro. Fui indicado por um amigo pra ir a escolinha mas quando lá cheguei o treinador, Nilson Batistin,logo me levou ao time Sub-13. Lá eu fui imensamente bem recebido por gente de todos os tipos,cores e idades. Lá conheci o Didi,o Mamedes,o Gustavo,o Gabriel e mais muitos outros que levo comigo até hoje.

Desse ponto em diante comecei a jogar 3 vezes por semana. O primeiro ano foi bem tranquilo,pois eu ainda frequentava o nono ano do ensino fundamental. Disputamos o campeonato Sub-13 e Sub-14 e nos divertimos muito. A coisa ficou mais difícil quando entrei no Ensino Médio. Estava numa escola que exigia muito de mim e ainda fazia outras atividades extracurriculares como violão e inglês e comecei a ficar extremamente cansado. Eu ainda namorava e sabia que não dava atenção suficiente,e isso machucava. Sei que isso não é desculpa para ninguém,muitos ali faziam a mesma coisa que eu. Mas eu nunca fui um grande atleta nem tive um bom parte físico,sempre fui muito preguiçoso. Acabava muitas vezes no banco e ficava frustrado. Não por culpa do meu treinador Nilson,mas pela minha falta de dedicação. Ele só fazia ali seu trabalho!

Contudo eu me divertia muito estando ali,não queria parar. Gostava dos amigos que jogavam e até mesmo dos que dirigiam o projeto. Fui sempre muito querido e estimado ali. Disputamos o Sub-14 e Sub-15 no ano de 2013 e a Copa Minas. Em 2014 disputamos o Sub-15 e Sub-16. Nesse ano,porém,eu abandonei o projeto. Resolvi que iria me dedicar apenas a escola e as outras atividades. Hoje me arrependo bastante,e me arrependo mais ainda por ter sido covarde e ter me abstido de ir lá dizer minha decisão a todos os membros da equipe. Sei que eles tiveram um grande esforço em sempre prover as melhores condições de treino para nós,até academia 2 vezes na semana foi concedida. Foi algo que desperdicei. Isso é posto a prova quando vejo que portas foram abertas aos que seguiram jogando e foram para grandes clubes.

O mais pessimista diria que essa experiência não me valeu de nada. Eu,entretanto,penso diferente. Estar na LUSB me ensinou muito sobre diversidade,disciplina e companheirismo. Valores que aprendi ali levo pro resto da minha vida. Talvez eu não tenha saído de lá formado como um grande jogador,mas com certeza saí formado como um grande cidadão,uma pessoa melhor. Aprendi a respeitar mais,ouvir mais e ver coisas com outros olhos. Me desentendi e briguei muito lá,mas aprendi com isso. Eles me levaram em viagens e conheci outros times,novos lugares numa perspectiva totalmente nova. Posso não ter correspondido as expectativas,mas sei que o projeto me fez quem sou hoje e isso me deixa muito feliz. Tenho orgulho de olhar pra trás e contemplar tudo que passei sorrindo e caminhando ao lado de tantas pessoas hoje que conheci lá atrás.

Por isso eu gostaria de agradecer por tudo e todos que estiveram comigo naquele tempo e naquela caminhada tão diferente. Gostaria de agradecer a todos os que levam o projeto: Nilson,Miao,Clayton e o Coronel Ruy Guedes. Obrigado por terem me proporcionado dias tão bons,sou muito grato por tudo. Continuem com esse projeto maravilhoso que é a LUSB,vocês fazem algo diferenciado que vale a pena e faz diferença pra vida de muitas pessoas. Muito obrigado por tudo.

 Você que gosta de basquete e não conhece a LUSB conheça,por favor!

Atenciosamente,Gigante Gentil






 


Ler mais