A grandeza de um homem não se mede por sua altura,mas sim pela grandeza de suas palavras.

domingo, 25 de setembro de 2016

O legado de Rocky - Creed: Nascido para lutar


Eu,com minha péssima mania de não frequentar os cinemas regularmente,tive que esperar até agora para assistir o filme quando saiu seu Blu-Ray. Só posso dizer que me arrependo imensamente por não ter visto o longa metragem antes e ter recomendado a todas as pessoas que conheço.

O filme "Creed:Nascido para lutar" é um spin-off da série de filmes "Rocky" mas que também pode ser considerado o sétimo filme da saga por dar sequência a trajetória de Rocky Balboa. Há quem diga ainda que o filme é um "reboot" do filme "Rocky,um lutador". Particularmente eu não concordo com tal afirmação simplesmente pelo fato dos personagens já terem sido introduzidos em filmes anteriores dando continuação a uma história anteriormente contada. Mas concordo que o roteiro do filme se assemelha bastante com o de 1976. O aspecto positivo é que o filme pode ser visto independendo dos anteriores.

Em resumo conta a história de Adonis Creed,filho de Apollo Creed - antigo rival no esporte e amigo pessoal de Rocky Balboa - e seu desejo de se tornar um lutador profissional sem,contudo,utilizar da imagem do pai para crescer no esporte,utilizando na grande parte do tempo o sobrenome materno sendo chamado de "Adonis Johnson". Em meio ao caminho para o profissionalismo no boxe "Donnie"  se muda para a Filadélfia contata Rocky para que ele o treine e assim ele alcance o auge esportivo. O enredo maior do filme se desenvolve a partir desse ponto.

Tecnicamente o filme é impecável. As escolhas do diretor Ryan Coogler são muito boas e inteligentes. Em cenas de luta ele foca bastante em coisas simples que expressam bastante o momento,como a limpeza do sangue na lona,o protetor bucal,o áudio mais baixo para se assemelhar a como o atleta ouve após ser golpeado,a garrafa de água e diversos outros elementos. A direção de arte também contribui muito com alguns elementos que aparecem no filme como,por exemplo, a "ficha do lutador" quando aparecem outros atletas além de Adonis.

O roteiro é algo que não surpreende muito mas que cumpre seu papel. A mensagem do filme fica bem clara e diversas cenas não precisam nem mesmo de diálogo para se fazerem claras. A mera gesticulação do personagem ou contexto quem que ele se encontra já são o suficiente para o enredo. Apesar do roteiro não ter sido escrito pelo Sylvester Stallone sua produção auxiliou bastante para o sucesso do filme.

Por falar no ator,vale ressaltar que todas as atuações do filme tem altíssimo valor. Minha maior decepção foi devido a mais um erro da Academia do Oscar não premiar a atuação de Sylvester Stallone,uma vez que,ele já carrega um personagem de tamanha carga dramática faz 40 anos e poderia receber o prêmio para fechar bem a carreira. Felizmente ele foi gratificado com o Globo de Ouro numa entrega emocionante.

Ademais,o filme é emocionante e vale a pena ser assistido. Sua trilha sonora também diz a que veio e realmente condiz ao patamar que está o filme.

Avaliação do Gigante: O filme é realmente de muita qualidade e de uma carga dramática muito forte,pra qualquer fã se emocionar ao assistir. Vai render uma nota 9,5 pela não tanta originalidade do roteiro,único motivo pelo qual eu não daria o 10. Mas vale muito a pena assistir.

E ai ? Gostou da crítica ? Comente aqui em baixo qual deve ser o próximo filme.

Atenciosamente,Gigante Gentil.





Ler mais